dcsimg

Anunciadas novas regras para o sistema de cotas


A Universidade de Brasília (UnB) anunciou novas regras para as cotas para negros. A partir do vestibular 2008, a seleção destes candidatos incluirá entrevistas pessoais e não será mais feita por meio de fotografias. Além disso, os vestibulandos devem indicar no ato da inscrição se vão concorrer pelo sistema de cotas ou universal – antes eles concorriam pelos dois sistemas.

De acordo com o edital publicado nessa segunda-feira, no prazo de aproximadamente 15 dias após a aplicação das provas objetivas e de redação, os candidatos às cotas serão convocados- em quantidade de até duas vezes o número de vagas oferecidas por curso - para a entrevista pessoal com uma banca examinadora. As fotografias foram eliminadas do critério de seleção.

“A banca vai entrevistar e opinar se os candidatos cumprem os requisitos do edital para negros e pardos. A seleção é baseada na aparência, no fenótipo do estudante. O que se entende é que as pessoas são excluídas pela aparência e, portanto, a inclusão será feita pela aparência”, explicou o reitor da UnB, Timothy Mulholland.

Ao contrário da maioria das universidades que possuem cotas, a seleção de alunos cotistas na UnB não leva em conta o critério socioeconômico e sim a cor do vestibulando. Até o último processo seletivo, a UnB fazia a homologação da inscrição de candidatos cotistas por meio de fotografias e as entrevistas eram utilizadas apenas como mecanismo para avaliar recursos. "O uso da entrevista se viabiliza ao fazê-la depois da prova objetiva. Em vez de três mil, são cerca de 400 entrevistas”, diz Mulholland.

As fotografias já causaram polêmica na UnB. No vestibular do meio do ano, por exemplo, os irmãos gêmeos univitelinos (idênticos) Alex e Alan Teixeira da Cunha, 18, filhos de pai negro e de mãe branca, se As fotografias já causaram polêmica na UnB. No vestibular do meio do ano, por exemplo, os irmãos gêmeos univitelinos (idênticos) Alex e Alan Teixeira da Cunha, 18, filhos de pai negro e de mãe branca, se inscreveram no sistema de cotas, mas Alan foi aceito pelos critérios da universidade e Alex, não. Só depois de entrar com recurso é que Alex teve a sua inscrição homologada.

"O sistema de cotas mudou porque este é um processo experimental que vai sendo aperfeiçoado ao longo do tempo", explica o reitor. De acordo com o edital, candidatos que já tiveram a inscrição homologada no sistema de cotas em vestibulares anteriores da UnB estão dispensados da entrevista.

Segundo o reitor Mulholland, a UnB tem cerca de 1.800 estudantes cotistas. "São alunos que se dão bem, que se integram perfeitamente à comunidade universitária e que não teriam essa oportunidade sem as ações afirmativas”, afirma Mulholland.

Inscrições

A UnB abre no dia 31 de outubro as inscrições para o vestibular 2008. A universidade oferece 1.013 vagas distribuídas por 62 cursos de graduação do campus Plano Piloto e 40 vagas para os cursos de gestão e agronegócio licenciatura em ciências sociais no campus Planaltina. Desse total, 212 vagas são reservadas para o sistema de cotas.

Os interessados podem se inscrever pela internet (é necessário forncecer o número do CPF) até o dia 20 de novembro. A taxa do vestibular custa R$ 80,00.

As provas serão aplicadas nos dias 19 e 20 de janeiro de 2008 no Distrito Federal, em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga e nas cidades de Goiânia (GO), Valparaíso (GO), Formosa (GO) e Uberlândia (MG). Os inscritos terão cinco horas para realizar as provas.

Bônus

Os estudantes que cursaram pelo menos dois anos o ensino médio nas escolas da região de Planaltina terão um acréscimo de 20% na nota final das provas objetivas. As cidades consideradas no Programa de Inserção Social são: Brazlândia (DF), Planaltina (DF), Sobradinho (DF), Sobradinho II (DF), Água Fria de Goiás (GO), Cabeceiras (GO), Formosa (GO), Planaltina de Goiás (GO), Vila Boa (GO) e Buritis (MG).

Para garantir o benefício, é necessário apresentar os históricos escolares das duas séries do ensino médio acompanhados de uma declaração ou certificado da escola atestando sua localização. Os documentos devem ser entregues até 28 de novembro na Central de Atendimento do Cespe/UnB, no campus Plano Piloto; ou na UnB/Planaltina, Área Universitária nº 1, Campus Universitário de Planaltina – Vila Nossa Senhora de Fátima.

A documentação também pode ser enviada por meio de Sedex ou carta registrada para o seguinte endereço: Central de Atendimento do CESPE/UnB, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências, ala norte, mezanino – Asa Norte, Brasília/DF, Caixa Postal 4488, CEP 70904-970. É importante identificar o envelope como: 1º Vestibular 2008, Campus UnB– Planaltina (certificado/declaração).

Fonte: G1


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: