dcsimg

Confira a concorrência da Federal do Paraná


O curso de medicina apresenta 29,44 candidatos por vaga e é o mais concorrido do vestibular 2008 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os outros cursos mais disputados são publicidade e propaganda, com 26,57 inscritos para cada vaga, e direito matutino, com 24,63. Clique no link abaixo para conferir a relação candidato-vaga de todos os cursos.

Concorrência dos cursos do vestibular 2008 da UFPR

Ao todo, o processo seletivo recebeu 42.079 inscrições para as 4.099 vagas em 49 cursos de graduação que a universidade oferece. De acordo com os dados divulgados pela UFPR, nesta quinta-feira, 53,59% dos inscritos são mulheres e 46,41% homens.

O perfil demonstra ainda que 74,56% dos candidatos são do Paraná e 33,79% fizeram integralmente o ensino fundamental e médio em escola pública.

A universidade reserva 20% das vagas para negros e 20% para estudantes que cursaram todo o ensino fundamental e médio em escolas públicas. De acordo com o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, as vagas que sobrarem das cotas para negros serão preenchidas por candidatos cotistas de escolas públicas, ou vice-versa, e não mais por candidatos da concorrência geral. Isto quer dizer que das 4.099 vagas oferecidas pela universidade, 1.640 serão ocupadas por alunos cotistas.

Provas

A prova da primeira fase será composta por 80 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais e acontece no dia 18 de novembro, das 14h às 19h. A segunda etapa terá provas discursivas e de compreensão de textos e será realizada nos dias 9 e 10 de dezembro. Há uma terceira fase estendida, com provas ao longo do primeiro semestre de 2008, para os cursos de matemática, matemática industrial e estatística.

Mais informações sobre o processo seletivo no site do Núcleo de Concursos da UFPR.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: