dcsimg

Divulgados os aprovados nas provas de habilidades específicas


A Fuvest, fundação que realiza o vestibular para a Universidade de São Paulo (USP), divulgou a lista de candidatos aprovados nos exames de habilidades específicas do processo seletivo de 2008, aplicados no dia 14 de outubro.

> Resultado das provas de habilidades específicas da Fuvest 2008: Música (SP) | Artes Plásticas | Música (Ribeirão Preto)

Ao todo, a Fuvest registrou 141.610 inscritos no maior vestibular do país - número um pouco menor do que no ano passado, que registrou 142.656 mil candidatos.

Os locais de prova do vestibular serão anunciados no dia 16 de novembro. No ano passado, o curso mais concorrido do vestibular foi o de publicidade e propaganda, com 45,74 candidatos por vaga. A lista da concorrência do vestibular 2008 deve ser anunciada nesta segunda-feira (12).

Provas

A primeira fase da Fuvest será realizada no dia 25 de novembro, no período da tarde. A prova conterá 90 questões, valendo um ponto cada uma, das quais até 10% terão abordagem interdisciplinar.

O exame abordará as disciplinas do núcleo comum do ensino médio: português, matemática, história, física, geografia, química, biologia e inglês. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco alternativas, sendo somente uma correta. A duração da prova é de 5 horas.

É possível utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para melhorar a nota do vestibular.

A segunda fase acontece de 6 e 10 de janeiro de 2008 e é constituída por um conjunto de até quatro provas discursivas, das quais, a de português, com redação e dez questões de interpretação de textos, gramática e literatura, é obrigatória para todos os candidatos convocados para a segunda etapa.

As outras provas variam conforme a carreira escolhida. Cada uma é composta por dez questões de mesmo valor. Os exames serão de matemática, física, química, biologia, geografia e história. Os candidatos realizarão apenas uma prova a cada dia. Algumas carreiras exigirão também uma prova de habilidades específicas.

A Fuvest também oferece bônus de 3% na nota da primeira e da segunda fase, aos estudantes que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública no Brasil. Os candidatos nessa condição deverão optar, na ficha de inscrição, se desejarem obter esse acréscimo.

Mudanças nas carreiras

No vestibular 2008 foi incluído o curso de direito de Ribeirão Preto, com cem vagas e duração de dez semestres para período integral.

Os cursos de bacharelado em matemática aplicada e bacharelado em matemática aplicada e computacional do Instituto de Matemática e Estatística passaram a integrar a carreira física/meteorologia/geofísica/ estatística/matemática/matemática aplicada.

Além disso, a Escola Politécnica (Poli/USP) também mudou a forma de ingresso no vestibular: agora os candidatos podem optar no ato da inscrição pelos cursos de mecatrônica, produção e computação. Para os outros 14 cursos a opção deve ser feita após o primeiro ano de curso.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: