dcsimg

Processo Seletivo 2008 tem mais de 64 mil inscritos


A diretoria do DAVES (Departamento de Apoio ao Vestibular) da Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou os primeiros números em relação ao Processo Seletivo Seriado 2008 (PSS). O número parcial é de 64.724 candidatos. Segundo Luis Acácio Centeno, diretor do departamento, o total ainda não foi fechado por conta de alguns processos bancários e inscrições offline, mas que este número não deve variar muito do resultado final.

A grande maioria dos candidatos estão inscritos para realizar as três fases do PSS 2008: são 51,4%. Em seguida vem o número de candidatos que farão somente a 1ª fase, com 24,5% do total. O total de candidatos que concorrem para ingressar efetivamente em 2008 na UFPA é de 56,2%.

Centeno faz uma avaliação bastante positiva do resultado das inscrições para o PSS 2008. “Apesar de termos projetado um número de inscrições maior, os parciais 64.724 estão dentro das projeções, uma vez que ano passado foram 64.004 inscritos”, afirma.

As inscrições on-line corresponderam às expectativas: apenas 1.900 candidatos de todo o Estado precisaram de formulários impressos para se inscreverem, muitas vezes pela demora em conseguir conexão em algumas cidades do interior. Poucos candidatos procuraram os terminais disponibilizados para inscrições em Belém pela UFPA. “O movimento foi considerado fraco diante da projeção. Nós disponibilizamos 53 computadores. Todos os terminais tiveram procura, mas foi uma demanda pequena: entre 5 e 7%”, comenta do diretor do DAVES.

As provas estão marcadas para 09 de dezembro (1ª fase), 06 de janeiro de 2008 (2ª fase) e 27 de janeiro de 2008 (3ª fase).

Sistemas de Cotas e a relação candidato/vaga – Implantado na UFPA desde o PSS 2006, o Sistema de Cotas para alunos oriundos do ensino público e afro-descendentes será efetivado este ano. Isto porque o processo é dividido em três fases, ou seja, os candidatos que começaram o ciclo de seleção em 2006, concluirão em 2008. Cinqüenta por cento das vagas serão destinadas ao Sistema de Cotas para oriundos de escolas públicas, destas, 40% vão para os afro-descendentes.

Segundo estatísticas já levantadas pelo DAVES sobre o PSS 2008, o número de candidatos cotistas e não-cotistas é equivalente: são 49% concorrendo pelo Sistema de Cotas e 51% no processo habitual. Mesmo assim, as cotas implicam em uma alteração na relação candidato/vaga do PSS: os cursos mais e menos concorridos variam entre cotistas e não-cotistas.

Desta forma, os cursos de maior concorrência para os que se encaixam no sistema de cotas são Educação Física, Nutrição e Psicologia, todos de Belém. Os menos concorridos são Letras – Habilitações em Língua Alemã e em Língua Portuguesa, ambos em Belém, e Licenciatura em Matemática, em Marabá.

Entre os não-cotistas, a concorrência maior também foi na capital, para os cursos de Medicina, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e Direito. As menores concorrências, neste caso, são Matemática (Marabá), Letras – Habilitação em Língua Portuguesa (Altamira) e Matemática – Modalidade à Distância.

Provas de Habilidades – No dia 11 de novembro foi realizada a prova de habilidades para os cursos de Artes Visuais, Música e Dança. Os candidatos inscritos nestes cursos farão provas práticas e, no caso de Artes Visuais e Música, uma prova escrita também.

Grande novidade do PSS 2008, o curso de Dança apresentou uma procura relevante: 178 candidatos se inscreveram para concorrerem as 40 vagas, uma média de 4,05 candidatos por vaga.

As provas acontecem de 8 às 12 horas, no Ateliê de Artes do Campus do Guamá (Música e Artes Visuais) e na Escola de Teatro e Dança da UFPA – Jerônimo Pimentel, esquina com a Dom Romualdo Coelho – para o curso de Dança. A etapa é eliminatória e os resultados saem dia 19 de novembro (segunda-feira).

Mais informações: www.ufpa.br


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: