dcsimg

Cursinhos apontam erro e pedem anulação de questão da Fuvest


A questão número 86 da prova V da primeira fase da Fuvest 2008 criou uma polêmica entre os professores de cursinho. Segundo eles, não existe resposta adequada e três pré-vestibulares, o Anglo, o Etapa, e o Objetivo vão pedir anulação da pergunta da primeira fase do vestibular, realizada neste domingo (25).

> Veja a prova
> Veja o gabarito

O teste de biologia trata da classificação das lulas, lombrigas, minhocas e tênias e, de acordo com a resposta apontada como correta no gabarito, “as minhocas e lulas apresentam metameria, que não é encontrada nas tênias e nas lombrigas”.

Segundo o supervisor de biologia do Sistema Anglo de Ensino, Sezar Sasson, uma carta pedindo a anulação já foi enviada à organização do processo seletivo. “A resposta que a Fuvest aponta como correta diz que a lula teria metameria, ou seja, o corpo segmentado. Isso acontece com a minhoca, mas não com a lula”, diz.

“As outras alternativas não servem e a questão fica sem resposta”, acrescenta o coordenador do Etapa, Carlos Eduardo Bindi. “Nos colocamos no lugar do examinador, na hora em que analisamos a questão. E nessa não há como escapar. Está errada mesmo.”

Para o coordenador de biologia do Objetivo, Luiz Carlos Bellinello, a questão “foi muito mal feita”. “Existem três grupos de animais com metameria: os anelídeos os artrópodos e os cordados. Molusco não tem”, afirma. “A resposta mais coerente do teste é essa, mas ela está errada. Não dá para passar”.

Segundo Bellinello, existe um livro que afirma que os moluscos têm metameria sem segmentação em estágio embrionário. Mas essa definição não é comum no ensino médio e nem em livros de zoologia. Tanto o Etapa quanto o Objetivo vão enviar à Fuvest reclamações sobre o teste.

O assessor de comunicação da Fuvest, José Coelho Sobrinho, informou que a banca examinadora será convocada para analisar a questão, assim que chegarem as reclamações por escrito.

Fonte: G1


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: