dcsimg

Divulgada lista de aprovados na primeira fase


A UFC (Universidade Federal do Ceará) divulgou o resultado da prova da primeira etapa, realizada no dia 18 de novembro. A consulta é feita individualmente. Foram inscritos 31.315 candidatos.

Em quatro horas, foram aplicadas as 66 questões de múltipla escolha de língua portuguesa e literatura, geografia, história, biologia, química, matemática, física e língua estrangeira.

Segunda fase

Os candidatos aprovados farão a prova de redação em 7 de dezembro e de conhecimentos específicos no dia 9 de dezembro.

Para este vestibular, a universidade oferece 4.085 vagas, 2.420 para o primeiro semestre de 2008 e 1.665 para ingresso no segundo semestre.

O curso com mais alta concorrência no vestibular 2008 da UFC é o de medicina, ministrado no município de Barbalha (CE) — para cada vaga, concorrem 24,1 candidatos. Em seguida, aparecem os cursos de psicologia (19 candidatos por vaga), medicina (17,9) e direito-diurno (16,7) e noturno (16), todos oferecidos em Fortaleza. Ao todo, são oferecidas 4.085 vagas em 70 cursos.

Na primeira etapa, a prova é de conhecimentos gerais. A segunda etapa do vestibular incluirá as provas de redação (dia 7 de dezembro, das 9h às 12h) e de conhecimentos específicos (dia 9 de dezembro, das 9h às 13h).

Polêmica do resultado

Para o MPF-CE (Ministério Público Federal no Ceará), o resultado da primeira etapa do concurso não poderia ser divulgado até haver um entendimento em relação ao fato de 62 candidatos terem sido impedidos de fazer a prova por levarem os celulares ao local do exame. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a universidade publicou o resultado sem fazer acordo.

Além da retirada dos alunos, o Ministério aponta a identificação de vícios na formulação das questões da prova de matemática (nº 47) e da prova de física (nº 59). Nesse caso, há o pedido do MPF para anular essas questões.

A universidade explica, através de seu site, que os candidatos foram informados de que não poderiam comparecer ao local de prova com os celulares, e que a mesma medida será aplicada na segunda fase.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: