dcsimg

Saiba como a nota do Enem será aproveitada


A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) vai manter, no vestibular 2008, o mesmo cálculo de aproveitamento da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já usado em edições anteriores.

O aproveitamento só pode ser feito caso o candidato tenha feito o exame do MEC (Ministério da Educação) em 2006 ou em 2007. Se o estudante houver optado pela utilização dos pontos obtidos em uma dessas avaliações, a Fuvest escolherá, para a contabilização, o melhor resultado obtido entre os dois anos.

A nota do candidato será calculada pela seguinte expressão:

Nota obtida na 1ª fase da Fuvest = (4 x F + 1 x E)/5, onde F é o número de questões corretamente respondidas na prova da primeira fase e E é a nota, normatizada, obtida pelo candidato na prova de conhecimentos gerais do Enem.

A fórmula acima somente será aplicada caso a nota E seja maior que F, pois isso beneficiará o candidato. Caso contrário, a nota permanecerá a mesma obtida na primeira fase.

Se o estudante não tiver optado pelo aproveitamento da nota do Enem, a Fuvest vai contabilizar somente o seu desempenho na primeira fase do vestibular.

Nota de corte

O candidato que obtiver um número de acertos inferior a 22 questões na prova de primeira fase será eliminado do processo seletivo. Quem fizer acima dessa pontuação tem chances de continuar na disputa, mas precisa ainda vencer a barreira da nota de corte - número de pontos obtidos pelo último candidato classificado na 1ª etapa. Todos os candidatos que obtiverem pontuação maior ou igual à nota de corte serão convocados para a segunda fase.

Quem cursou todo o ensino médio em escolas da rede pública poderá, ainda, ter um bônus de 3% na nota da primeira e da segunda fase, acrescentados na pontuação geral.

De acordo com a coordenação do vestibular, para efeito de convocação para a segunda fase, a nota da primeira fase será arredondada para o inteiro imediatamente superior.

Para a classificação final dos candidatos, após a realização da segunda fase, a nota da primeira fase será considerada em seus décimos.

A 1ª fase de provas do vestibular 2008 da Fuvest foi realizada no último domingo (25) por 134.002 candidatos. Dos 140.999 inscritos, 6.997 (4,96%) faltaram ao processo seletivo.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: