dcsimg

Anulada questão da prova de 1ª fase


A Fuvest, fundação que realiza o vestibular para Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e Academia do Barro Branco, decidiu anular a questão número 86 da prova V da primeira fase realizada no domingo (25).

Nas demais versões da prova a questão aparece como K-55, Q-25, X-56 e Z-35.

Segundo comunicado divulgado à imprensa, "a prova de primeira fase passa a ser constituída de 89 questões, alterando-se, no que couber, os cálculos previstos na resolução que rege o concurso vestibular".

A questão número 86 da prova V da primeira fase da Fuvest 2008 criou uma polêmica entre os professores de alguns cursinhos. Segundo eles, não existe resposta adequada e três pré-vestibulares, o Anglo, o Etapa, e o Objetivo pediram anulação da pergunta.

> Veja a prova
> Veja o gabarito

O teste de biologia trata da classificação das lulas, lombrigas, minhocas e tênias e, de acordo com a resposta apontada como correta no gabarito, “as minhocas e lulas apresentam metameria, que não é encontrada nas tênias e nas lombrigas”.

Segundo o supervisor de biologia do Sistema Anglo de Ensino, Sezar Sasson, a resposta que a Fuvest apontava como correta dizia que a lula teria metameria, ou seja, o corpo segmentado. "Isso acontece com a minhoca, mas não com a lula."

“Nos colocamos no lugar do examinador, na hora em que analisamos a questão. E nessa não há como escapar. Está errada mesmo”, afirmou o coordenador do Etapa, Carlos Eduardo Bindi.

Para o coordenador de biologia do Objetivo, Luiz Carlos Bellinello, a questão “foi muito mal feita”. “Existem três grupos de animais com metameria: os anelídeos os artrópodos e os cordados. Molusco não tem”, disse.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: