dcsimg

Anulada questão de inglês do 1º dia do vestibular


A Fundação Vunesp, que realiza o vestibular para a Universidade Estadual Paulista (Unesp), decidiu anular na tarde desta segunda-feira (17) a questão 76, de inglês, da prova do vestibular aplicada neste domingo. Todos os candidatos receberão pontos pelo teste.

> Confira a prova
> Confira o gabarito

Professores de cursinhos questionaram a pergunta e a banca examinadora, segundo comunicado enviado pela assessoria de imprensa, reconheceu o erro. "A resposta correta seria ran, needed, wanted", de acordo com a Vunesp.

Cristina Arnaganijan, coordenadora de inglês do Objetivo, explicou que a resposta D, que havia sido apontada como certa, não procede. Para a professora, a resposta correta deveria trazer todos os verbos no passado, o que não ocorre. "O primeiro, 'run' (correr, em inglês), está no presente. O certo seria 'ran'", afirmou. "Pode ter sido erro gráfico, mas em inglês as duas formas existem e presente não caberia aí. Não existe nesse caso nenhuma alternativa correta".

O professor Alahkim de Barros Filho, do Etapa, também verificou o problema. "A questão ficou sem resposta, mas acho que foi erro de revisão", afirmou. "Para que estivesse correta, teriam que fazer a conversão do primeiro verbo".

Revisão

Outros pequenos problemas apontados pelos professores mostram uma possível falha de revisão da prova da Unesp deste domingo. Segundo os professores do Etapa, duas questões tinham pequenos erros de digitação. Na questão 17, de biologia, a palavra 'plasmolisada' foi escrita com 'z'. Também na prova de inglês, a questão 82 trouxe a palavra "flattery" grafada incorretamente como "flaterry".

Abrangência

No geral, a prova deste domingo do vestibular da Unesp foi considerada boa pelos professores. Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Objetivo, afirmou que a prova teve qualidade superior à de anos anteriores. "Houve evolução na prova da Unesp, que antigamente era bem 'simplezinha'. Esta de hoje exige maior atenção, mais cuidado na leitura, questões mais longas".

Elio Mega, coordenador do Etapa, concorda. "No geral, foi bem elaborada, abrangente", diz. O professor apontou as questões de história, física e química como as mais difíceis da prova. "A prova de história está longe de ser elementar. Mas foi bem feita, inovadora". Sobre as questões de matemática, ele destacou que os alunos enfrentaram uma prova clássica, cobrando temas complexos.

Provas

Neste domingo, os vestibulandos responderam à prova de conhecimentos gerais, com 84 questões de múltipla escolha, sendo 12 de cada disciplina (matemática, biologia, geografia, física, história, química e língua estrangeira).

Ao todo, 91.052 candidatos se inscreveram para concorrer a uma das 6.244 vagas distribuídas em 151 cursos. O curso de medicina oferecido no campus de Botucatu apresenta 119,6 candidatos por vaga e é o mais disputado do vestibular 2008. Ao todo, 10.765 pessoas se inscreveram para as 90 vagas oferecidas para a graduação.

Os exames do processo seletivo continuam até esta terça-feira (18) e serão aplicados em 30 cidades, sempre das 14h às 18h.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: