dcsimg

Confira os selecionados para receber bolsa do ProUni


Os beneficiados com a bolsa do ProUni (Programa Universidade para Todos) já podem conferir o resultado da seleção. Para fazer a consulta, é preciso informar o número da inscrição do Enem 2007 (Exame Nacional do Ensino Médio) ou do CPF do candidato. São oferecidas 106.048 bolsas.

> Confira aqui

O candidato convocado tem de 2 de janeiro a 1º de fevereiro de 2008 para confirmar a vaga na instituição. É preciso levar os documentos utilizados no ato da inscrição para confirmação. Segundo a SESu (Secretaria de Educação Superior), as vagas que não forem preenchidas serão disponibilizadas em uma segunda chamada, no dia 13 de fevereiro, e uma terceira, no dia 4 de março.

O processo seletivo do ProUni registrou 855.734 inscrições para o primeiro semestre de 2008. E sses estudantes concorreram a 106.048 bolsas de estudos - e não a 105.953 como foi divulgado anteriormente pela SESu (Secretaria de Educação Superior). Segundo o MEC (Ministério da Educação), o número de bolsas foi ampliado devido à prorrogação do prazo de adesão das universidades ao programa.

Com 2.689 bolsas a menos nesta edição, o programa conta com a adesão de 1.416 instituições de ensino superior brasileiras.

Em comparação com o primeiro processo seletivo de 2007 - que recebeu 483.266 inscrições -, a procura pelas bolsas do ProUni aumentou em 60%. Dados da SESu indicam que, até o momento, o período em que o ProUni registrou maior procura foi no primeiro semestre de 2006, quando recebeu 793.436 inscrições para 91.609 bolsas.

Até essa data, segundo a SESu, não era exigida nota mínima de 45 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para realizar a inscrição. O primeiro semestre de 2007 ofereceu 108.642 bolsas de estudos em 1.427 instituições. Segundo a assessoria da SESu, o número de faculdades que participam do programa é que determina a quantidade de benefícios que serão distribuídos aos estudantes.

O ProUni concede bolsas integrais e parciais (50% do valor da mensalidade), em instituições particulares e filantrópicas de ensino superior em todo o país. Para concorrer às bolsas, os candidatos têm que atender a uma série de exigências. Entre elas, ter feito o Enem em 2007 e obtido nota mínima de 45 pontos.

O estudante também precisa comprovar que cursou todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral; e que tem renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 570,00), caso concorra à bolsa integral. No caso da parcial, é preciso que o aluno comprove renda familiar por pessoa de até três salários mínimos (R$ 1.140,00).

O candidato à bolsa do ProUni não precisa prestar o vestibular nem estar matriculado na instituição em que pretende se inscrever. Entretanto, é facultado às instituições submeterem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo específico e isento de cobrança de taxa.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: