dcsimg

Vestibulandos falam como estão sendo as provas da 2ª fase


Os vestibulandos que fizeram o exame de história da segunda fase da Fuvest 2008, nesta segunda-feira (7), elogiaram a questão que comparava o populismo de Getúlio Vargas ao peronismo da Argentina. Segundo os vestibulandos, esta foi a pergunta mais fácil da prova.

“A pergunta do Getúlio dava para responder bem. A mais difícil foi uma que falava da invasão francesa no Rio de Janeiro”, contou Marília Palácios, 17, que presta vestibular para o curso de Letras na Universidade de São Paulo (USP).

Sua prima, Mariana Palácios de Andrade, 18, que quer uma vaga em História foi da mesma opinião. “A prova estava fácil, mas era preciso conhecer o conteúdo e não dava para ficar enrolando”.

Pedro Aguiar Chavedar, 18, criticou o exame por não abordar questões sobre a Revolução Russa e a Guerra Civil Espanhola. Candidato ao curso de Ciências Sociais, saltou à sua atenção uma pergunta que abordava a independência da China e da Índia, temas menos tradicionais.

Química

A prova de química foi considerada pelos vestibulandos um pouco mais fácil do que a do vestibular passado. “Química orgânica não foi tão difícil como costuma ser”, contou Rodrigo de Faria Ferreira, 19, que quer uma vaga em Medicina. Segundo ele, apesar de mais facilidade, o tempo da prova foi apertado para quem quis fazer rascunho e passar a limpo. “Como respondi direto, deu tempo”, disse.

A estudante Myris Satiko Shinzato, de 19 anos, que também concorre à carreira de Medicina concordou: “A prova não estava difícil, mas estava trabalhosa. Química orgânica foi o mais fácil”.

“Gostei da prova. Teve até umas curiosidades legais, como uma pergunta sobre a celulose, que falava de polímeros”, opinou o vestibulando, Daniel Alves Sousa, de 18 anos que pretende entrar no curso de Fisioterapia.

A Fuvest seleciona alunos para 10.302 vagas da USP, cem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e 150 Academia Barro Branco. As provas começaram neste domingo (6), com português e redação para todos os candidatos, e seguem até quinta-feira (10). Nessa etapa, os vestibulandos fazem as provas específicas para o curso escolhido.

Como são as provas

A segunda fase é constituída por um conjunto de até quatro provas discursivas, das quais, a de português, com redação e dez questões de interpretação de textos, gramática e literatura, é obrigatória para todos os candidatos convocados para a segunda etapa. A redação representa metade do valor da prova. Veja o calendário das provas:

• 06/01, das 13h às 17h - domingo - Português
• 07/01, das 13h às 16h - segunda-feira - História ou química
• 08/01, das 13h às 16h - terça-feira - Geografia ou biologia
• 09/01, das 13h às 16h - quarta-feira - Física
• 10/01, das 13h às 16h - quinta-feira - Matemática

Os candidatos que concorrem a vagas nos cursos de artes cênicas, superior do audiovisual, esporte, arquitetura e design devem estar atentos às provas de habilidades específicas, que começara nesta terça-feira (8). O calendário é o seguinte:

• 08 a 10/01/2008 - Provas específicas de Artes Cênicas - bacharelado
• 08 a 10/01/2008 - Provas específicas de Artes Cênicas - licenciatura
• 09/01/2008 - Prova específica do curso superior do Audiovisual
• 09 a 11/01/2008 - Prova específica de Esporte
• 10 e 11/01/2008 - Prova específica de Arquitetura - FAU
• 10 e 11/01/2008 - Prova específica de Design
• 11/01/2008 - Prova específica de Arquitetura - São Carlos

A lista dos aprovados no vestibular está prevista para ser divulgada no dia 7 de fevereiro de 2008.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: