dcsimg

Inglês da 2ª fase cobra apenas interpretação de texto

  • Data de publicação

A prova de inglês da segunda fase do vestibular 2008 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) exigiu dos vestibulandos apenas a interpretação de textos. O exame desta quarta-feira (16) cobrou vocabulário em diferentes assuntos que variaram desde a vida da cantora norte-americana Billie Holiday até a charges sobre a imigração ilegal. Os vestibulandos também fizeram o exame de matemática.

> Veja as provas

“A prova foi bem formulada, como tem sido o padrão da Unicamp. O exame foi um pouco mais fácil do que no ano passado, provavelmente porque foi mais enxuto”, avalia o coordenador de inglês do Etapa, Alahkin de Barros Filho. “Mas a prova não deixa de ser trabalhosa, porque cobra vocabulário e dedicação.”

“O exame foi de nível médio para difícil. É muito texto e o vestibulando tem de estar concentrado para fazer. É uma prova trabalhosa”, disse o professor Marcio Pantoja, do curso Anglo. “Os textos que mais gostei foram os finais. Houve questões muito bonitas sobre a globalização, a água e a imigração ilegal. A variedade de temas foi bem grande”, afirmou Pantoja.

“O estudante precisa ser articulado, alguns textos falavam de geopolítica, de imigração ilegal e, sem o domínio de inglês, seria muito difícil responder”, disse o professor do Cursinho da Poli Alexandre Bacci. “Não teve gramática e a variedade de textos foi muito grande”, completou.

A coordenadora de inglês do Objetivo, Cristina Armaganijan, considerou que a prova não foi difícil, mas que combinada com matemática, pode ter sido um problema. “O tempo dificulta, porque o candidato enfrenta matemática que é pesado”, avalia.

Matemática é bicho-de-sete-cabeças

A maior dificuldade da prova dessa quarta foram as perguntas de matemática. A prova foi considerada difícil. “Essa prova deu emoção na vida dos candidatos. As primeiras questões são mais simples e as últimas são mais difíceis”, afirma o coordenador de matemática do Etapa, Edmilson Motta. “Foi bem puxado e a prova ficou pesada. Até existem perguntas criativas, mas há dificuldade de colocar no papel as respostas do que é pedido.”

Para o coordenador do Objetivo, Giuseppe Nobilioni, a avaliação cobrou muito conteúdo. “A Unicamp manteve a característica de colocar questões relacionadas a situações concretas, como uma estrada de ferro, uma ponte, ruído de avião a jato e do trânsito. E o exame foi difícil e trabalhoso. As primeiras questões vão bem, mas quando chega a sétima ou a oitava fica complicado”, afirmou.

O professor do curso Anglo Roberto Benedicto Aguiar Filho fez uma crítica contundente ao nível de dificuldade do exame. “A discriminação das notas pode ficar comprometida em alguns casos. Esse é o segundo ano em que a gente nota exagerado número de questões trabalhosas. Mesmo o aluno bem preparado pode não conseguir resolver as questões no tempo permitido”, disse.

Ao todo, 14.428 vestibulandos convocados para as provas da segunda etapa. Os exames começaram neste domingo (13) e terminaram nessa quarta-feira.

Na próxima semana é a vez das provas de aptidão, obrigatórias para os candidatos aos cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança, música e odontologia. Os exames serão realizados entre os dias 21 e 24 de janeiro em Campinas, com exceção de odontologia que acontecerá no campus de Piracicaba.

Este ano, o vestibular da Unicamp recebeu 49.477 inscrições para as 2.954 vagas em 58 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). Ao todo, 14.428 vestibulandos convocados para as provas da segunda etapa.

A primeira lista de aprovados será divulgada dia 7 de fevereiro, às 16h. Já as notas dos candidatos na segunda fase, serão divulgadas dia 11 de fevereiro. A matrícula dos aprovados em primeira chamada acontece dia 12 de fevereiro nos respectivos campi.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

  • Como funcionam as cotas do Vestibular

    Saiba como as cotas do vestibular são distribuídas, critérios de seleção, leis e mais informações.

  • UEFS Vestibular 2013,2 - Locais de prova

    Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) liberou os locais de prova do Vestibular 2013.2. Provas começam no domingo.

  • O que é Sisutec?

    Entenda como funciona o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (sisutec), criado pelo MEC para ingresso em cursos técnicos.

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: