dcsimg

MPF entra com ação para adiar vestibular


O Ministério Público Federal (MPF) no Estado do Pará ajuizou nesta quarta-feira (23) uma ação civil pública, com pedido urgente, para que a terceira fase do vestibular da Universidade Federal do Pará, que ocorre neste domingo (27), seja adiada. A intenção é incluir mais candidatos cotistas na terceira fase do Processo Seletivo Seriado (PSS).

A procuradora regional dos direitos do Cidadão, Ana Karízia Teixeira, autora do processo, afirma na ação, que a universidade não respeita o sistema de cotas, que reserva 50% das vagas do processo seletivo a candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Dessas vagas, 40% são destinadas a vestibulandos declarados pretos ou pardos.

Ana argumenta que a universidade aplicou o critério de aprovação para a terceira fase de forma equivocada e convocou menos candidatos cotistas do que seria necessário para que a ação afirmativa seja eficaz.

Menos cotistas

Segundo a ação civil, ao invés de separar, já na segunda fase, os candidatos do sistema universal dos cotistas, a UFPA optou por somar todos candidatos classificados para, então, realizar o corte de três candidatos por vaga exigido na etapa final, o que "gerou situação totalmente incompatível com o propósito da ação afirmativa a que se propunha a instituição".

A ação propõe que o correto seria obter separadamente, sempre na razão de três para um, os candidatos cotistas e não-cotistas aprovados para a terceira etapa do processo seletivo.

O processo também diz que a lista de candidatos habilitados à terceira etapa divulgada pela UFPA deve ser mantida e que devem ser convocados cotistas até o triplo das vagas destinadas a eles.

Para não prejudicar os vestibulandos que, "diante da errônea eliminação, tiveram descontinuidade em seus estudos", o exame de domingo deve ser suspenso e remarcado para outra data, pede a procuradora. A universidade tem 5.025 vagas em disputa no processo seletivo.

Em nota, a UFPA informou, nesta quinta-feira (24), que não foi comunicada oficialmente sobre a ação civil pública e que a realização das provas da terceira etapa do PSS neste domingo (27) está mantida.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: