dcsimg

Vale a pena manter a esperança nas novas chamadas do vestibular


É matemática: os vestibulandos que estão em lista de espera ou que não passaram na primeira chamada dos processos seletivos têm boas chances de serem aprovados na segunda, terceira, quarta chamadas. Na Fuvest , que é o maior vestibular do país, só na segunda lista, que foi divulgada por volta das 16h desta quinta-feira (21), foram classificados 1.684 estudantes, segundo a assessoria de imprensa da fundação.

O universitário Rogério Secomandi Mestriner, 26 anos, hoje no quarto ano de imagem e som na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar ) já preparava a matrícula no cursinho quando foi convocado pela instituição. “Não rolou trote, não perdi um fio de cabelo. Também não rolou uma festa muito grande. Só chamei os amigos para comemorar e, na outra semana, já estava em São Carlos”, conta.

“Fiquei na 70ª posição, pelo que me lembro. E só havia 40 vagas. Fui confirmar interesse na lista de espera, mas já nem pensava que ia passar”, lembrou Rogério. “Telefonaram na minha casa numa data muito estranha: no dia 31 de março avisaram que eu tinha de fazer matrícula no dia seguinte. Ia ser 1º de abril (o Dia da Mentira)”, brincou.

Até medicina tem aprovados em segunda chamada. É o caso de Tarcila Marinho Cippiciani, 23 anos, que garantiu presença no curso da Universidade de São Paulo (USP ) na capital paulista na segunda lista. “Passei primeiro em Ribeirão Preto, mas não era o que eu queria, pois moro em São Paulo. Não me conformava, mas ia ficar com a vaga”.

A estudante ficou na 202ª posição na carreira quando fez vestibular. Em primeira chamada foram convocados 194 calouros para o curso. “Vi que cinco pessoas tinham desistido, então achei que não ia conseguir a vaga. Mas deu certo. Acabei tendo duas comemorações.”

Quantos passam na 2ª chamada

A quantidade de classificados na segunda chamada da Fuvest 2008 corresponde a 15,8% das vagas oferecidas no total do processo seletivo, excluindo as vagas para a Academia do Barro Branco, que não depende da Fuvest para fazer suas próximas chamadas. Ao todo a USP selecionou estudantes para 10.302 vagas e a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, para cem.

Em outras universidades a proporção de alunos chamados na segunda lista chega a ser ainda maior. No vestibular 2008 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp ), por exemplo, o número de convocados na segunda lista, divulgada no último dia 12, foi de 1.277, o que corresponde a 43,2% das 2.954 vagas oferecidas pela instituição. O total de convocados na terceira relação de aprovados, anunciada no dia 15, ainda foi alto: 519 vestibulandos.

A UFSCar, por sua vez, convocou para matrícula 993 candidatos na segunda chamada do último vestibular, 63,5% das 1.565 vagas ofertadas. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ ), a lista divulgada nesta quarta-feira (20), tinha 1.157 vestibulandos reclassificados e 911 remanejados - no total, a instituição ofereceu 6.825 vagas em 96 cursos de graduação.

Não perca a vaga à toa

De acordo com o coordenador do curso Objetivo, Caio Calçada, há estudantes que perdem a vaga por desatenção. “Tem gente que passa em medicina na Santa Casa e não faz a matrícula porque não tem dinheiro. Mas é preciso ir à convocação para poder participar de um remanejamento. De repente, o vestibulando até conseguiria uma vaga em Ribeirão Preto, que é um curso gratuito, mas perde a oportunidade”, diz.

Para Calçada, o que o vestibulando deve fazer é anotar as datas das listas de convocados e a de confirmação de interesse pela vaga. “Fiquem atentos. Porque tem muitos alunos que perdem o trem”, adverte.

Principais datas

Na USP, os aprovados em primeira ou segunda chamada devem confirmar o interesse no curso nos dias 4 e 5 de março. A partir daí serão divulgadas mais duas convocações. De acordo com o manual do candidato, estas são as datas:

14 a 17 de março - Divulgação dos aprovados em terceira chamada
21 a 24 de março - Divulgação dos aprovados em quarta chamada

Para manter a esperança, é bom lembrar que no vestibular passado a Fuvest convocou 862 candidatos na terceira chamada e mais 115 na quarta.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: