dcsimg

Definidas as mudanças nas provas do vestibular de inverno 2008


A Universidade Estadual de Maringá (UEM) definiu mudanças nas provas do vestibular. As alterações já foram aprovadas pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) e devem ser implementadas a partir do próximo concurso Vestibular de Inverno 2008.

As mudanças foram principalmente na redação e no formato das questões. A prova de redação anteriormente cobrava apenas narração ou dissertação; de acordo com a nova formulação da prova de redação, serão cobrados de dois a quatro gêneros textuais; os gêneros textuais podem ser análise, crítica, carta, resumo, entre outros. Diversas universidades já utilizam esse formato de redação.

Com a reformulação do formato do vestibular da UEM a redação ganha uma nova dimensão e será ainda mais valorizada e todas as redações serão corrigidas.

As questões de todas as provas (exceto redação) agora são de alternativas múltiplas. As questões de alternativas múltiplas terão suas alternativas enumeradas com os números 01, 02, 04, 08 e 16, a resposta correta será a soma dos números associados às proposições verdadeiras. No caso de todas as proposições serem falsas, a resposta correta será, 0,0. Será atribuído o valor de seis pontos a cada questão respondida totalmente correta. Será possível também a valoração parcial das questões desde que as opções assinaladas pelo candidato contenham pelo menos uma proposição verdadeira da questão e nenhuma proposição falsa.

De acordo com as mudanças, no primeiro dia do vestibular a prova é a de Conhecimentos Gerais contendo 40 questões de alternativas múltiplas, todas as questões elaboradas na perspectiva interdisciplinar.

No segundo dia, a prova será composta de três partes, prova de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa (com 15 questões de alternativas múltiplas), prova de Língua Estrangeira (com cinco questões de alternativas múltiplas) e Redação.

No terceiro dia será a prova de Conhecimentos Específicos que cobrará duas matérias, cada uma com 20 questões de alternativas múltiplas. As matérias dessa prova variam de curso para curso. Dois cursos que dispensavam a realização da prova 3, de Conhecimentos Específicos, passaram a exigi-la. Os cursos são Letras e Secretariado Executivo Trilíngüe. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Zootecnia, Música, Normal Superior a distância, Tecnologia em Construção Civil e Tecnologia em Meio Ambiente continuam não exigindo a realização da terceira prova.

Alguns cursos optaram por outras disciplinas na prova de Conhecimentos Específicos. O curso de Educação Física agora cobrará as matérias Biologia e História; Direito agora exigirá História e Sociologia. O curso de Filosofia exigirá Filosofia e História. O curso de Enfermagem pede aos candidatos conhecimentos em Biologia e Sociologia.

O vestibular de Inverno 2008 da UEM ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de julho e as inscrições serão do dia 7 a 27 de abril de 2008 e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet. O valor da taxa de inscrição será R$ 90,00.

Mais informações: www.cvu.uem.br


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: