dcsimg

95% dos estudantes de SP terminam o ensino médio sem dominar matemática


Dados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp ) de 2007 apontam que 95,7% dos alunos do terceiro ano do ensino médio da rede estadual de educação não têm domínio sobre o conteúdo de matemática. Os resultados mostram que 71% desses estudantes estão com notas abaixo do nível básico - o mínimo exigido na avaliação.

Os resultados da avaliação de 5.207 escolas do estado foram divulgados nesta quinta-feira,13, e preocupam a secretaria de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, que anunciou um plano emergencial de intervenção nas cem escolas com os piores resultados e também na recuperação intensiva desses estudantes para tentar reverter o quadro.

"Os resultados de matemática para os alunos do ensino médio estão muito insatisfatórios e extremamente preocupantes. Eles refletem um processo ruim que vem desde a 4ª série do ensino fundamental e mostram que os alunos não têm domínio das quatro operações de matemática, não conseguem resolver questões simples de aritimética", disse a secretária estadual de Educação, Maria Helena.

Segundo Maria Helena, a partir do dia 2 de abril as escolas vão começar o processo de recuperação (reforço parelelo) com prioridade voltada para o ensino de português e matemática. Além disso, a secretaria também vai preparar cursos para capacitação intensiva dos professores que ensinam matemática na rede pública.

Maria Helena reconhece que o caminho dos estudantes na matemática não está bom. "O resultado é ruim e não é de hoje. Isso está assim há muitos anos. O que está errado precisa ser corrigido e estamos pensando ações para melhorar o desempenho dos estudantes. Vamos pensar algo parecido com o programa Ler e Escrever, que ajudou no desempenho dos estudantes em língua portuguesa", disse.

As escolas e os estudantes podem consultar o boletim de desempenho pela internet, no site da secretaria. É preciso informar a coordenadoria de ensino, o nome da escola e o município. Clique nos links abaixo para fazer a consulta:

> Boletim para 4ª, 6ª, 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio

> Boletim para 1ª e 2ª séries do ensino fundamental

Avanço na língua portuguesa

Ao contrário do resultado desastroso em matemática, os resultados do Saresp mostram um avanço significativo dos alunos de todas as séries nas questões de língua portuguesa quando comparados com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2005, avaliação aplicada pelo Governo federal.

A média dos alunos da 4ª série do ensino fundamental, por exemplo, passou de 178 (nota do Saeb 2005) para 187 (nota do Saresp 2007). "Esse acréscimo de dez pontos na avaliação é um avanço muito significativo. Não é ainda o que desejamos, mas é um excelente resultado e mostra que estamos cada vez melhores em língua portugesa", afirmou a secretária.

Já para os estudantes da 8ª série do ensino fundamental, a média saltou de 228 para 243 pontos e os alunos do 3ª ano saltaram de 254 pontos para 263. De acordo com os resultados, os estudantes da 6ª série tiveram média 210,4 mas não é possível fazer comparação porque o Saeb não avalia esta série de alunos.

Como é a prova

O Saresp é realizado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo que tem como objetivo avaliar o ensino de todas as escolas da rede estadual. Na edição 2007, foram avaliados os estudantes das 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.

Seguindo o modelo adotado pelo Saeb, a avaliação do Saresp classifica o desempenho dos alunos em quatro níveis: abaixo do básico, básico, adequado e avançado, com pontuações que variam de 150 a 400 pontos.

As provas foram aplicadas em dois dias: no primeiro dia os estudantes fizeram provas de língua portuguesa e de redação. No segundo dia, foi a vez da prova de matemática. Ao todo, 1,8 milhão de alunos de 5.207 escolas estaduais participaram do exame.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: