dcsimg

Divulgados os isentos de taxa no vestibular 2009


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj ) divulgou nesta a relação de isentos da taxa de inscrição do primeiro exame de qualificação do vestibular 2009. A taxa custa R$ 38,00 e a consulta aos resultados é feita com o número do pedido de isenção.

> Confira aqui a lista de beneficiados

De acordo com o edital do processo seletivo, as inscrições para o exame abrem no dia 9 de abril e vão até o dia 30 deste mês.

> Veja o edital completo

> Confira o calendário do vestibular 2009

Para realizar a inscrição no exame de qualificação, o candidato deverá, acessar o endereço eletrônico http://www.vestibular.uerj.br e preencher o requerimento de inscrição e o questionário de informações socioculturais.

Depois disso, é necessário imprimir o protocolo de requerimento de inscrição e o boleto bancário para pagamento da taxa de R$ 38,00. Quem foi classificado como isento não terá de despender o valor. O último dia para pagamento da taxa é 5 de maio.

De 4 a 9 de junho, a universidade emitirá o cartão de confirmação do inscrito, que contém o local de exame. A aplicação da prova acontecerá no dia 22 de junho, com divulgação do gabarito na mesma data.

O exame de qualificação vai avaliar as habilidades e competências fundamentais para o ingresso no ensino superior e para o exercício da cidadania. O exame terá questões objetivas sobre os conteúdos ministrados no ensino médio.

O candidato deverá se apresentar no local da prova às 8h, munido do cartão de confirmação de inscrição, documento de identificação original e caneta esferográfica preta ou azul. O exame terá início às 9h e duração de quatro horas. O resultado será divulgado no dia 1º de julho.

Entenda os conceitos

O resultado final é obtido pelo somatório do resultado do exame discursivo e do bônus recebido no exame de qualificação. De acordo com os resultados do exame de qualificação, os candidatos foram alocados em cinco faixas para a realização do exame discursivo:

A – aprovados com recomendação A: número de acertos maior do que 70% das questões da prova do exame de qualificação – esses candidatos recebem um bônus de 20 pontos para ser acrescido ao resultado do exame discursivo;

B – aprovados com recomendação B: número de acertos maior do que 60% e igual ou menor do que 70% das questões da prova do exame de qualificação – esses candidatos recebem um bônus de 15 pontos para ser acrescido ao resultado do exame discursivo;

C – aprovados com recomendação C: número de acertos maior do que 50% e igual ou menor do que 60% das questões da prova do exame de qualificação – esses candidatos recebem um bônus de dez pontos para ser acrescido ao resultado do exame discursivo;

D – aprovados com recomendação D: número de acertos maior do que 40% e igual ou menor do que 50% das questões do exame de qualificação – esses candidatos recebem um bônus de cinco pontos para ser crescido ao resultado do exame discursivo, e

E – reprovados: número de acertos igual ou menor do que 40% das questões da prova do exame de qualificação – esses candidatos não puderam realizar o exame discursivo.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: