dcsimg

Definidas as regras do vestibular seriado


A Universidade de São Paulo (USP) divulgou as regras da avaliação seriada, que será considerada na nota do vestibular para ingresso em 2009. As mudanças no processo seletivo fazem parte do Programa de Inclusão Social da USP (InclUSP) e podem render até 9% na nota do vestibular.

De acordo com documento da Pró-reitoria de Graduação, poderão participar do Programa de Avaliação Seriada da USP (PASUSP) os alunos das escolas públicas estaduais que se cadastrarem no processo seletivo.

A prova será desenvolvida junto com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e conferirá ao candidato bônus adicional de até 3% - dependendo de seu desempenho. A nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também vai render pontos extras, que podem chegar a 6% do PASUSP. Depois disso, a bonificação será computada ao vestibular 2009.

Neste primeiro ano, o exame será aplicado aos estudantes do 3º ano do ensino médio regular. A partir de 2010 e 2011, será implementado progressivamente nas outras séries.

A instituição já oferece bônus de 3% sobre a nota do vestibular para estudantes que realizaram o ensino médio na rede pública estadual de São Paulo, como parte de seu programa de inclusão social.

Junto do novo bônus concedido na avaliação seriada, o estudante de escola pública pode conseguir até 12% de acréscimo em sua pontuação no vestibular. De acordo com a universidade, pode haver modificações no percentual ao longo da execução do programa.

InclUSP

Pelo segundo ano consecutivo, o InclUSP não atingiu sua meta de aprovar 30% dos vestibulandos que estudaram em escolas públicas no vestibular da universidade. De acordo com os dados divulgados, 26,3% dos candidatos aprovados nas quatro chamadas do vestibular 2008 estudaram todo o ensino médio integralmente em escolas da rede pública. No vestibular 2007, esse número representava 26,7% dos aprovados.

De acordo com a Pró-reitoria de Graduação, em 2007 entraram 333 candidatos pelo InclUSP; já em 2008, o número de ingressantes foi de 375.

O InclUSP é um programa de inclusão social, que foi aprovado pela universidade em 2006 e entrou em vigor no vestibular 2007. Até o vestibular 2008, uma das principais medidas era conceder 3% de bônus nas provas da primeira e da segunda fase para os vestibulandos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas estaduais.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: