dcsimg

Aberto prazo para pedidos de isenção do vestibular 2009


A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) abre a partir desta segunda-feira (14) o prazo para que os candidatos interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição do vestibular 2009 façam o seu pedido. Os interessados podem solicitar o benefício até o dia 25 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 17h, nos campi de Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro e Patos. Para ter direito ao benefício integral de isenção da taxa, o candidato deverá ter cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública do Estado da Paraíba. Além disso, ele não pode estar matriculado, nem ter concluído nenhum outro curso superior.

Também há a possibilidade de isenção da taxa para o candidato que for doador de sangue regular, servidor da UEPB ou dependente dele. A isenção parcial de 50% do valor da taxa será concedida ao candidato que tiver concluído, integralmente, o ensino médio em escola pública do Estado, no período entre 2004 e 2007.

Documentos necessários para isenção da taxa

Os candidatos deverão apresentar, no ato da inscrição, o requerimento de isenção preenchido sem rasuras e cópia da carteira de identidade, acrescentando os seguintes documentos de acordo com suas especificações:

- O candidato que concluiu o ensino médio em escola pública do Estado da Paraíba entre 2004 e 2007 deverá apresentar cópia autenticada do histórico escolar;
- O estudante que está cursando o ensino médio em escola pública do Estado da Paraíba incluirá comprovante de matrícula regular no 3º ano e declaração de ter cursado, integralmente, as duas primeiras séries do ensino médio na rede pública;
- Os doadores de sangue devem apresentar cópia da carteira de doador de sangue, expedida por órgão estadual competente e cópia do documento de que fizeram, no mínimo, três doações de sangue nos doze meses anteriores à publicação do edital;
- Os servidores da UEPB e seus dependentes devem apresentar o contracheque do mês de março e do documento comprobatório de sua dependência.

Os documentos apresentados serão analisados pela Comissão do Vestibular (Comvest) que vai analisar a veracidade das informações prestadas.

A listagem dos candidatos não contemplados com a isenção será publicada no dia 25 de maio no site da Comvest.

Cotas no vestibular

O edital que estabelece o prazo para isenção da taxa de inscrição também estabelece as condições para se ingressar na UEPB através da política de cotas. As cotas são destinadas às pessoas que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino do Estado da Paraíba e segue uma tabela anual gradativa, que neste ano alcança o percentual de 30% de vagas em todos os cursos de graduação da instituição.

Para ter direito a participar das cotas, o candidato precisa ter cursado integralmente o ensino médio na rede pública de ensino do Estado da Paraíba ou ter cursado integralmente as duas primeiras séries do ensino médio em escola pública e comprovar matrícula regular no 3º ano do ensino médio, também na rede pública.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: