dcsimg

Nesta segunda, 28, começam as inscrições para o Vestibular de Inverno


A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abre nesta segunda-feira (28/04), o período de inscrições para o 1º Concurso Vestibular de 2009 (Vestibular de Inverno). Apenas pela Internet, acessando o endereço www.upeg.br/cps, os interessados poderão se candidatar até 2 de junho, com prazo de recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 90,00 até o dia seguinte (03/06), nas agências bancárias ou qualquer local integrado ao sistema de cobrança por aviso de compensação bancária.

Este ano, visando mais comodidade aos candidatos, a UEPG aplicará as provas em oito cidades, nos dias 19 e 20 de julho. Além de Ponta Grossa, no ato da inscrição, o candidato poderá optar por fazer as provas em Apucarana, Castro, Palmeira, Jacarezinho, Paranaguá, Rio Negro e Telêmaco Borba.

Para se inscrever bastará ao candidato seguir os passos descritos no sistema disponibilizado na internet pela Comissão Permanente de Seleção (CPS), órgão encarregado da elaboração e execução dos concursos vestibulares da UEPG. O primeiro passo é realizar, obrigatoriamente, o ‘download’ do Manual do Candidato, para conhecimento de todas as condições e normas estabelecidas para esta edição do concurso vestibular.

Em seguida, o candidato deverá fornecer os dados para a montagem do seu cadastro, pela ordem, nome completo; número carteira de identidade (RG) e unidade da Federação em que foi emitida; data de nascimento; cidade onde reside; local onde deseja realizar a prova (oito opções); opção de curso (35 cursos, 43 opções), nos campi de Ponta Grossa e de Castro; opção pelo regime de cotas para oriundos da rede pública de ensino ou negros também provenientes de escolas públicas; língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês); sexo; e, por fim, responder ao questionário sócio-educacional. Na seqüência, o candidato terá que imprimir, na mesma folha, a ficha de inscrição e o bloqueto bancário para o pagamento da taxa de inscrição.

Na montagem da sua ficha de inscrição, o candidato deverá colocar nos locais indicados a sua foto, 3x4, recente e de conformidade com sua aparência atual, de modo que isso possibilite sua identificação pelos fiscais e aplicadores de provas do concurso. Também no local próprio, terá que colar uma fotocópia do documento de identidade utilizado na inscrição, sem necessidade de autenticação em cartório. Em seguida, terá que assinar o requerimento constante da ficha, no local marcado. Este documento deverá ser apresentado para ingresso no local de prova e, posteriormente, entregue para o fiscal de sala durante a identificação dos candidatos.

COTAS - A UEPG adotou o sistema de cotas a partir de 2006, reservando percentuais de vagas nos concursos vestibulares da instituição para candidatos oriundos das escolas públicas e também negros também provenientes da rede pública de ensino. Nos dois casos, o candidato deverá comprovar que estudou todas as séries do ensino médio em escolas da rede pública, além de não possuir curso superior concluído. No caso da cota étnica, antes da matrícula e registro acadêmico ainda haverá a necessidade de se passar por uma comissão para que se constate a condição de negro. A opção pelo regime de cotas deverá ser expressa pelo candidato no ato da inscrição. Aqueles que não fizerem tal opção concorrerão à chamada cota universal.

PROVAS - Para o 1º Concurso Vestibular de 2009, a UEPG oferta 695 vagas para 35 cursos (43 opções), nos campi de Ponta Grossa (678) e Castro (17). As provas são realizadas em três etapas. A primeira e segunda etapas acontecem dia 19 de julho, com as provas de Conhecimentos Gerais e de Redação. No dia 20, os candidatos participam da etapa vocacionada do concurso, no qual as provas têm apenas três disciplinas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química ou Biologia), dependendo do curso escolhido pelo candidato.

Mais informações sobre o concurso no endereço www.upeg.br/cps


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: