dcsimg

Nove universidades de SP divulgam calendário do vestibular 2009


Nove universidades de São Paulo, sendo sete públicas e duas particulares, divulgaram o calendário unificado com as datas das provas do vestibular 2009. O calendário é elaborado em conjunto entre as instituições para que as datas não coincidam e com o objetivo de dar aos candidatos mais opções de escolha de cursos.

USP

De acordo com esse calendário, entre 4 de agosto e 10 de setembro, a Fuvest - fundação que aplica o vestibular da Universidade de São Paulo (USP) e da Santa Casa - estará vendendo os manuais e os candidatos devem pagar a inscrição. Nos dias 7 e 14 de setembro, os vestibulandos devem entregar a ficha de inscrição nos postos autorizados.

A prova da primeira fase será realizada no dia 23 de novembro. No dia 15 de dezembro, a Fuvest divulgará a lista de convocados para a segunda fase. Os exames da segunda fase acontecem entre 4 e 8 de janeiro de 2009. A lista de aprovados será anunciada no dia 4 de fevereiro.

Unicamp

As inscrições para o vestibular 2009 da Unicamp começam no dia 14 de agosto e seguem até o dia 7 de outubro. Como em anos anteriores, elas poderão ser feitas pela internet.

A prova da primeira fase acontece no dia 16 de novembro, com uma prova que inclui a redação e 12 questões gerais dissertativas. No dia 17 de dezembro a Comissão Permanente dos Vestibulares (Comvest) divulgará a lista dos candidatos que passaram para a segunda fase e os locais de prova.

A segunda fase será realizada entre os dias 11 e 14 de janeiro de 2009, com oito provas dissertativas (duas por dia). A lista de aprovados em primeira chamada será divulgada no dia 5 de fevereiro.

Unesp

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) já definiu, inclusive, o período de inscrições do vestibular 2009. Os interessados poderão se inscrever entre os dias 22 de setembro e 10 de outubro. As informações sobre as formas de inscrição e o valor da taxa serão divulgadas posteriormente.

As provas de conhecimentos gerais, conhecimentos específicos e de língua portuguesa serão aplicadas nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, respectivamente. Para os cursos com provas de habilidades, a aplicação está marcada para o período de 4 a 9 de dezembro.

O resultado deverá ser divulgado no dia 30 de janeiro de 2009. A matrícula dos convocados está programada para os dias 9 e 10 de fevereiro.

Unifesp

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) abre as inscrições para o vestibular 2009 no dia 22 de setembro e encerra no dia 10 de outubro.

As provas serão aplicadas nos dias 17, 18 e 19 de dezembro. A lista de aprovados será anunciada no dia 30 de janeiro.

UFSCar

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) receberá os pedidos de isenção da taxa de inscrição pela internet entre os dias 9 e 26 de junho. O resultado da concessão de isenção da taxa será divulgado no dia 20 de setembro.

A inscrição para o vestibular 2009 poderá ser feita exclusivamente pela internet entre os dias 22 de setembro e 17 de outubro, somente pela internet. As provas serão aplicadas nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, sempre no período da tarde. Para os candidatos ao curso de música, o exame de aptidão acontece no dia 18 de dezembro.

O resultado do vestibular será divulgado no dia 3 de fevereiro de 2009. A primeira fase de matrículas tem início no dia 10 do mesmo mês.

ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica recebe as inscrições entre os dias 1º de agosto e 15 de setembro. As provas serão aplicadas nos dias 9, 10, 11 e 12 de dezembro. A lista de aprovados será anunciada no dia 30 de dezembro.

UFABC

A UFABC (Universidade Federal do ABC) recebe as inscrições do processo seletivo entre os dias 1º de agosto e 19 de setembro. As provas objetivas da primeira fase serão aplicadas no dia 19 de outubro. As provas da segunda fase (dissertativas) serão aplicadas nos dias 6 e 7 de dezembro. A lista de aprovados será divulgada em 16 de janeiro de 2009.

PUC-SP

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) abre as incrições do vestibular 2009 no dia 13 de outubro. Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de novembro. As provas serão aplicadas no dia 30 de novembro. A lista de aprovados será anunciada no dia 19 de dezembro.

PUC-Campinas

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) recebe as inscrições entre os dias 11 de setembro e 29 de outubro. As provas serão aplicadas nos dias 22, 28 e 29 de novembro. A lista de aprovados será anunciada no dia 10 de dezembro.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: