dcsimg

Saiba por que vale a pena prestar vestibular no meio do ano

  • Data de publicação

Nos vestibulares de meio de ano as vagas costumam ser menos disputadas que nos chamados vestibulares de verão, do começo do ano.

Paulo Portela, coordenador do vestibular da UnB (Universidade de Brasília) lembra que, "no meio do ano, os alunos do 3º ano são treineiros" e isso diminui a concorrência. No processo seletivo da UnB, outra diferença favorece os marinheiros de segunda viagem: nessa época, todas as vagas vão para o vestibular. Já no vestibular de verão, parte delas é destinada ao processo seriado.

> Confira as instituições que têm vestibular de meio de ano

Exemplos dessa proporção entre candidatos e vagas menos competitiva estão na Unesp (Universidade Estadual Paulista) e na Ufla (Universidade Federal de Lavras), em Minas Gerais. Na primeira, a relação candidato por vaga de junho de 2007 foi de 13,9 contra os 14,6 do vestibular do final do ano. Já na Ufla, a concorrência nos mesmos períodos foi de 8,53 e 20,73, respectivamente.

Na Unesp, o perfil dos candidatos do vestibular de inverno também é diferente. "No meio do ano, há mais treineiros e os candidatos são um pouco mais velhos", diz Fernando Dagnoni Prado, diretor acadêmico da Fundação Vunesp, instituição que elabora a prova da Unesp.

Dentre as faculdades públicas, Minas Gerais é o Estado que tem o maior número de instituições com vestibular no meio do ano: são doze participantes. O Paraná vem em segundo, com cinco, e Rio Grande do Sul vêm em terceiro, com três. São Paulo, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina, dentre outros, também têm exames nas públicas.

Os vestibulares de inverno também são uma boa oportunidade para os alunos do último ano do ensino médio, que tentam uma vaga na universidade nos processos seletivos de verão. Os alunos têm condições de testar seus conhecimentos porque, a essa altura, eles já aprenderam 80% do conteúdo.

Dicas de estudo

Para prestar no meio do ano, sendo iniciante ou experiente, é bom estar preparado. Conhecer a matéria a ser estudada e as provas dos anos anteriores, bem como treinar com simulados, são precauções essenciais.

Preste atenção às diferenças entre os vestibulares: provas de instituições privadas, como a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), valorizam mais a redação e os conhecimentos específicos, de acordo com o curso, diferente das provas das públicas, em que as matérias têm peso parecido.

Façam resumos das matérias para consulta rápida na hora de estudar e dêem preferência para a leitura integral das obras indicadas. É importante também manter uma rotina diária de estudos, sem deixar que os conteúdos se acumulem. O ideal é que se possa estudar de 3 a 4 horas por dia e que todas as dúvidas sejam esclarecidas com o professor.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

  • Qual a melhor época para escolher a carreira?

    Artigo que trata sobre qual a melhor época para começar a pensar qual curso fazer na faculdade e dicas de como escolher melhor.

  • UEFS Vestibular 2013,2 - Locais de prova

    Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) liberou os locais de prova do Vestibular 2013.2. Provas começam no domingo.

  • O que é Sisutec?

    Entenda como funciona o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (sisutec), criado pelo MEC para ingresso em cursos técnicos.

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: