dcsimg

Confira a relação de obras para o Vestibular 2009


Para se preparar para as provas da primeira fase, os candidatos deverão ler a seguinte lista de obras da literatura brasileira e estrangeira:

“A Poesia Lírica e Satírica”, de Gregório de Matos; “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antonio de Almeida; “Iracema”, de José de Alencar; “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos; “A Metamorfose”, de Franz Kafka; “As Cidades Invisíveis”, de Ítalo Calvino; “Poesias de Álvaro de Campos”, de Fernando Pessoa; “A Rosa do Povo”, de Carlos Drummond de Andrade; “Sagarana”, de João Guimarães Rosa; e “Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago. Confira os resumos destas obras.

Além da literatura, as provas da primeira fase também exigirão análise de algumas obras nacionais e estrangeiras das artes plásticas: “O Grito do Ipiranga – Independência ou Morte” (1888), de Pedro Américo, coleção Museu Paulista; Elementos de Tipografia (1952), de Geraldo de Barros, coleção Pinacoteca do Estado; “Metaesquema II” (1958), de Hélio Oiticica, coleção MAC-USP; “Bicho” (1960), de Lygia Clark, coleção família Clark; “Retrato de El-Rei Dom João VI” (1817), de Jean-Batista Debret, coleção Museu Nacional de Belas Artes; “Banco de Pedra no Asilo de Saint-Remy” (1889), de Van Gogh, coleção Masp; “Canoa sobre o Epte” (1890), de Claude Monet, coleção Masp; e “Banhista Enxugando a Perna Direita” (1910), de Pierre Auguste Renoir, coleção Masp.

Por fim, a Direito GV também vai cobrar a análise dos seguintes filmes,de produção brasileira e internacional: “Cidade de Deus” (2002), de Fernando Meirelles; “Lisbela e o Prisioneiro” (2003), de Guel Arraes; “Cinema, Aspirinas e Urubus” (2005), de Marcelo Gomes; “O Ano que Meus Pais Saíram de Férias” (2006), de Cao Hamburger. Da filmografia internacional, os filmes cobrados serão: “A Conquista da Honra” e “Cartas de Iwo Jima” (2006), ambos de Clint Eastwood; e o Show de Truman (1998), de Peter Weir.

A coordenação do vestibular indica a seguinte bibliografia que pode auxiliar nos estudos dos vestibulandos: “O Cinema Brasileiro Hoje”, de Pedro Butcher, crítico da Folha de S.Paulo, da coleção Folha Explica (2005), editora Publifolha; “A Significação no Cinema”, de Christian Metz, tradução de Jean Claude Bernardet, São Paulo, ed. Perspectiva/USP (1972); e “A Experiência do Cinema”, organizado por Ismail Xavier – antologia, editora Graal (1983).


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: