dcsimg

É criada a cota para deficientes no vestibular

  • Data de publicação

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), que já tem cotas sociais e raciais, criou uma reserva de vagas para deficientes. O Conselho Universitário da instituição aprovou já para o vestibular 2009 a medida. Cada curso terá uma vaga reservada para candidato com deficiência.

O edital com o detalhamento sobre como será o processo sairá no dia 9 de junho. De acordo com a resolução do Conselho, independentemente de portar deficiência, o candidato terá de ser aprovado na primeira fase do processo seletivo, seguindo para a segunda fase para viabilizar sua aprovação.

A disputa para a vaga reservada levará em conta apenas os portadores de deficiências. Será aprovado aquele que se classificar em primeiro lugar. Se o candidato for deficiente e conseguir a vaga pelo sistema universal, a cota será destinada a um outro deficiente. "O deficiente que chegar até a segunda fase terá um pouco mais de chão", diz a pró-reitora de Graduação, Rosana Albuquerque de Sá Britto.

No ato da inscrição, o candidato que precisar de uma banca examinadora especial já comprova a sua condição de deficiente. Caso o vestibulando seja um aluno que não precisa de avaliação diferenciada, a comprovação ocorrerá na hora do registro de aprovado. Serão cobrados laudos médicos, conforme exige a lei.

“Mais do que ofertar vagas para essa parcela da população, é importante destacar que a universidade está priorizando ações relativas à permanência dos portadores de deficiência”, afirmou.

De acordo com a assessoria de imprensa da UFPR, a instituição conta com 92 estudantes portadores de vários tipos de deficiência.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

  • Qual a melhor época para escolher a carreira?

    Artigo que trata sobre qual a melhor época para começar a pensar qual curso fazer na faculdade e dicas de como escolher melhor.

  • UEFS Vestibular 2013,2 - Locais de prova

    Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) liberou os locais de prova do Vestibular 2013.2. Provas começam no domingo.

  • O que é Sisutec?

    Entenda como funciona o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (sisutec), criado pelo MEC para ingresso em cursos técnicos.

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: