Atenção para os temas que poderão ser abordados nos vestibulares

  • Data de publicação

A cada vestibular, cresce o número de questões que relacionam os conteúdos teóricos com os fatos da atualidade. Para se sair bem nesse tipo de teste, o estudante deve ficar ligado ao que ocorre no mundo e interpretar o cotidiano, compreendendo suas implicações ou possíveis conseqüências.

As lições que mostram a atualidade, as descobertas científicas e as tensões políticas, econômicas e sociais não estão em livros didáticos. É preciso buscar informação em fontes, como noticiários de jornais, TV, rádio e revistas semanais. Livros, publicações especializadas, CDs e a Internet também são boas dicas. Mas cuidado! Não se afaste dos livros. Muitas provas exigirão puro conhecimento teórico e capacidade de raciocínio que necessitam de treinamento.

Nas universidades privadas, a redação obedece a estrutura clássica, porque o tema é clássico. Ele está em consonância com a atualidade e para o que a sociedade está discutindo. A boa redação será aquela capaz de apresentar teses unidas a argumentos consistentes e, se possível, respaldados por exemplos. Para isso, é preciso buscar referenciais no pensamento de grandes cronistas, em editoriais de jornais e revistas, mas evitar idéias consagradas ou pré-fabricadas. Outro cuidado é não deixar de abordar os enfoques solicitados pela banca.

No quadro abaixo, relacionamos os temas e material para leitura complementar de assuntos possivelmente serão temas de redação e/ou questões interdisciplinares. Alguns assuntos não têm material disponível no PASSEIWEB.

De qualquer forma, fique de olho!

TEMAS LEITURAS COMPLEMENTARES
1. IMIGRAÇÃO JAPONESA Cem anos se passaram desde que o Japão passou a fazer parte, definitivamente, da história do Brasil. Em 1908, a partida do navio Kasatu Maru da cidade japonesa de Kobe em direção às terras brasileiras deu início à chegada dos primeiros imigrantes. Desde então, os hábitos, costumes, culinária e a cultura do Japão fazem parte do dia-a-dia de muitas comunidades brasileiras, nas quais os imigrantes estabeleceram suas raízes. Hoje, o Brasil possui a maior comunidade japonesa fora do país de origem, cerca de 1,5 milhão de pessoas. Fique de olho, pois o assunto é atual e há fortes chances de aparecer em diversas questões nos próximos vestibulares. Saiba mais sobre a Imigração Japonesa no Brasil

1. FUSOS HORÁRIOS Mas por que o Brasil tinha quatro fusos horários e ficou com três? Qual é a necessidade deles? O que são fusos horários? O assunto, tradicionalmente, é cobrado no vestibular em questões de Geografia. As brincadeiras na prova sobre o tema são habituais, e a margem de erro dos estudantes costuma ser elevada. Saiba mais sobre Fusos Horários

1. CÉLULAS-TRONCO Por ter mobilizado a opinião pública e por sua atualidade, o assunto é forte candidato a aparecer nas provas dos vestibulares, principalmente como tema de redações. A polêmica residiu, principalmente, na discussão sobre se os embriões humanos podem ser considerados ou não seres já com vida. Mas os ministros não definiram em que momento começa a vida humana - se na fecundação ou em outro momento da gestação ou no nascimento. Saiba mais sobre células embrionárias | Saiba o que é Bioética

2. A AMAZÔNIA Amazônia "guarda" 30 % do carbono florestal do mundo | As 7 pragas da Amazônia

ROGAS E VIOLÊNCIA Uso e tráfico de drogas tomam conta das escolas | A cocaína e o crack | O poder do narcotráfico | Violência e narcotráfico no Rio de Janeiro
4. A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO A família, a grande fonte da saúde
5. A INTERNET E A EDUCAÇÃO A Internet propicia benefícios para a educação? Mas é somente isso? Leia ainda: Internet sem fio amplia possibilidades pedagógicas

6. O BIOCOMBUSTÍVEL A simples queima de combustíveis de vegetais emite, claro, menos gases do que os de origem fóssil, como o petróleo. Mas ao se levar em conta toda a produção desse biocombustível, a vantagem é revertida. Tome-se a cana-de-açúcar como exemplo. É preciso desmatar a terra para plantio, usar máquinas colheitadeiras e picar a planta em moendas. O caldo fermentado é centrifugado e bombeado para as colunas de destilação. Em seguida é aquecido. Todo esse processo gera muito gás carbônico. Uma outra coisa: segundo Joe Fargioni, da Nature Conservancy, ao jornal britânico The Independent, "a agricultura global já produz alimentos para 6 bilhões de pessoas. Extrair combustíveis de vegetais irá demandar mais terra para a agricultura”. O biocombustível
7. VIOLÊNCIA FAMILIAR A repercussão de casos envolvendo possível violência familiar (caso Isabella, no Brasil, e Madeleine, na Europa) geraram uma enorme comoção social. Mas nem sempre é assim. Para especialistas, identificação com a família da menina é um dos motivos. Psiquiatra diz que caso reflete “agressividade incontida” do ser humano.
8. JOGOS OLÍMPICOS Os jogos olímpicos conjugam dois verbos importantes: competir e vencer. Eles fazem parte do esporte, mas também ajudam a construir uma visão de mundo. Pela proximidade do evento mundial em Pequim, na China – o candidato poderá ser convidado a dissertar sobre o tema na prova de redação. A construção do herói nacional e o crescimento dos jovens com o esporte podem ser algumas das reflexões propostas.
10. ELEIÇÕES MUNICIPAIS O descrédito dos jovens em partidos políticos, e o crescimento no número de eleitores entre 16 e 18 anos, também podem alimentar uma importante discussão no vestibular. As eleições municipais não podem ser esquecidas pelos candidatos.
11. A CRISE NAS DEMOCRADIAS DA AMÉRICA DO SUL O panorama econômico e político na América do Sul preocupou o mundo nos últimos meses. Algumas democracias se mostraram frágeis, e antigas ditaduras mostraram suas caras. Relembre, por exzemplo, o assunto envolvendo Equador, Venezuela e Colômbia.
12. NOTÍCIA OU SENSACIONALISMO A atuação de determinados segmentos da imprensa em casos como o de Isabella Nardoni gerou polêmica dentro do setor, pois alguns veículos de comunicação exploraram o caso em demasia e de modo sensacionalista.
13. INFLAÇÃO Em História - Foco na década de 80, com os diversos planos econômicos que tentaram estabilizar a economia brasileira.
Em Português - Questões econômicas não costumam ser solicitadas em profundidade nos textos de redação. Podem colocar algum gráfico e pedir para interpretar no texto, nada além disto. Questões criativas podem aparecer como um elemento-supresa. É o caso da música Perplexo, do grupo Paralamas do Sucesso, que aborda a situação econômica brasileira e poderia ser inserida em um exame de português, pedindo contextualização da letra (Fim da censura, do dinheiro, muda nome, corta zero/Entra na fila de outra fila pra pagar/ Desempregado, despejado, sem ter onde cair morto/Endividado sem ter mais com que pagar).
Em Matemática - Atenção para pegadinhas na prova de matemática. Por exemplo, a aparição de tabelas citando aumentos percentuais. Se a inflação subiu de 6% para 8% no mês seguinte, a elevação foi de 2%. Verdadeiro ou falso? Falso, porque, na verdade, ela subiu dois pontos percentuais. Em termos totais, contudo, o índice subiu 30%. A prova pode explorar também confusões lingüísticas, como os termos inflação (aumento de preços e custos) e deflação (o contrário, redução). Leia ainda: Inflação ameaça o Brasil e o mundo

Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: