dcsimg

Instituição coletará digitais dos candidatos no vestibular 2009


A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) aplicará neste domingo (22) a prova do 1º exame de qualificação do vestibular 2009 com uma novidade: todos os candidatos terão que deixar as impressões digitais gravadas na folha de respostas do exame.

Segundo o Departamento de Seleção Acadêmica da Uerj, a medida foi tomada para garantir a transparência do processo seletivo, que tem 75.736 candidatos.

Os vestibulandos terão de pressionar o polegar em uma lâmina na folha de respostas. Segundo a professora Maria Inez Mello Guimarães, o processo é moderno e não suja as mãos dos candidatos. Após marcar o dedo, a folha receberá um plástico que vai proteger a impressão digital.

Maria Inez disse que nos vestibulares anteriores apenas alguns candidatos eram convidados a deixar as suas digitais gravadas. "Temos um número muito grande de candidatos e este é um vestibular que envolve muitas pessoas. Não podemos deixar surgir nenhum tipo de dúvida na aplicação da prova", disse. Algumas escolas também serão equipadas com detectores de metais.

Habilidades e competências

O exame de qualificação da Uerj é uma prova com 60 questões de múltipla escolha, que tem como objetivo principal verificar as habilidades do candidato em resolver questões multidisciplinares envolvendo interpretação de dados e idéias. "Queremos avaliar a competência e a capacidade de organizar idéias que este candidato desenvolveu ao longo de todo o ensino médio", disse a professora.

A prova é igual para todos os candidatos, que nesta etapa ainda não escolhem os cursos que pretendem seguir. A escolha da carreira é feita apenas na segunda fase, para os que foram aprovados no exame de qualificação. Para ser convocado para a segunda fase, o vestibulando tem que acertar mais de 40% da prova de qualificação.

Segundo Maria Inez, é por isso que a Uerj aplica dois exames de qualificação antes da prova da segunda fase. "Dessa forma, nós oferecemos ao candidato uma outra chance de tentar melhorar os resultados, caso ele vá mal no primeiro exame de qualificação", explicou.

Bônus para a segunda fase

Maria Inez explicou que o candidato que acerta mais de 70% das questões do exame de qualificação tem direito a um bônus de 20 pontos extras para a prova da segunda fase, que é discursiva. "Se o candidato fizer pouco mais de 40% da prova, por exemplo, compensa ele fazer o exame de qualificação novamente", disse.

O primeiro exame de qualificação será aplicado neste domingo (22), das 9h às 13h. A Uerj recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova com uma hora de antecedência, especialmente porque todos terão que passar pelo método de identificação pelas impressões digitais. O gabarito oficial será anunciado após o exame.

> Confira os locais de prova

É necessário apresentar o documento de identidade original, o cartão de confirmação de inscrição, e levar caneta azul ou preta. O resultado do primeiro exame de qualificação será divulgado no dia 1º de julho.

O vestibular da instituição vale também para a Universidade do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), para a Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II e para a Academia de Polícia Militar D. João VI.

2º exame de qualificação e segunda fase

Quem foi mal no primeiro exame de qualificação pode se inscrever para o segundo exame. As inscrições serão realizadas entre os dias 1º e 21 de julho e as provas dessa etapa serão aplicadas no dia 14 de setembro. A lista de aprovados no segundo exame de qualificação será anunciada no dia 23 de setembro.

O candidato que for aprovado em qualquer um dos exames de qualificação terá que fazer uma nova inscrição para o exame da segunda fase - que é discursivo - e será aplicado no dia 7 de dezembro. O calendário de inscrição ainda não foi definido.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: