dcsimg

Instituição fará cadastro on-line dos candidatos


Fuvest - fundação que realiza o vestibular da Universidade de São Paulo (USP) - está aderindo à tecnologia. Pela primeira vez, os candidatos ao vestibular da USP poderão fazer um cadastro on-line no site da Fuvest, acessar o seu desempenho nas provas do vestibular e comparar com a média de todos os vestibulandos. Antes, apenas os candidatos convocados para a segunda fase recebiam o boletim de desempenho, que era enviado pelos Correios.

Segundo o professor José Coelho Sobrinho, assessor de comunicação da Fuvest, o cadastro on-line não é obrigatório e ainda não servirá como inscrição para o vestibular 2009. Num primeiro momento, será apenas uma ferramenta de consulta para todos os candidatos, que antes não tinham como saber o seu desempenho na prova. O cadastro é gratuito.

"O candidato poderá saber a posição dele na curva de determinada disciplina, em comparação aos demais vestibulandos. Além disso, ele também poderá acessar o local de prova e da sala em que fará o exame", disse o professor Coelho.

A intenção da Fuvest é facilitar - aos poucos - o processo de inscrição do candidato. Atualmente, o vestibulando precisa preencher uma ficha de inscrição (que vem acompanhada do manual de inscrições) e entregar os documentos necessários em postos autorizados, processo demorado e que geralmente tem filas.

Segundo Coelho, a Fuvest modernizou os equipamentos e aumentou a segurança do procedimento para garantir o sigilo dos dados. A inscrição pela internet, no entanto, já está sendo aplicada para o vestibular de transferência da USP, para as inscrições para cursos de pós-graduação e para solicitar a isenção da taxa de inscrição. "A gente não quer prejudicar os candidatos, por isso o cadastro on-line ainda é opcional", disse.

Pedidos de isenção

Os interessados em participar do programa de isenção devem se inscrever no site da Fuvest até o dia 10 de agosto. A divulgação dos resultados acontecerá no dia 29 de agosto. A USP oferece 65 mil benefícios. Segundo a assessoria da Fuvest, 3.000 vestibulandos já haviam feito o pedido de isenção até esta terça-feira (1º).

Podem participar os candidatos que comprovem insuficiência de recursos financeiros para pagamento da taxa. É necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública do Estado de São Paulo. Quem estudou os dois primeiros anos e está no terceiro em uma escola da rede estadual também pode participar.

O candidato deve ter ter renda familiar de até R$ 498,00 por indivíduo pertencente à casa. Também é necessário comprovar residência no estado.

Os documentos que comprovam a situação do candidato deverão ser entregues nos dias 28 e 29 de junho e 2, 3, 9 e 10 de agosto das 8h às 17h, nos postos listados no site da Fuvest.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: