dcsimg

Divulgado o edital do vestibular 2009


A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG ) publicou o edital com as regras do vestibular 2009 que terá duas novidades: criação de mais de 1.000 vagas e a implantação do programa de inclusão social, que vai dar bônus de até 15% para alunos que estudaram em escolas públicas e para os autodeclarados pretos ou pardos.

Os candidatos que cursaram as quatro últimas séries do ensino fundamental e todo o ensino médio em escola pública terão direito a um bônus de 10% nas notas das provas da primeira e da segunda fase. Os alunos com essa mesma trajetória escolar e que se autodeclararem pretos ou pardos terão 15% de bônus. O modelo, que não institui reserva de vagas, segue o exemplo de ações aplicadas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o professor Mauro Mendes Braga, pró-reitor de graduação da UFMG, a implantação do bônus foi amplamente discutida pela comunidade universitária antes de ser aprovada. De acordo com ele, as simulações feitas com o bônus de 10% na nota apontam que o número de alunos egressos de escolas públicas aprovados no vestibular da UFMG passe de cerca de 35% para 50%. "No curso de medicina, por exemplo, a expectativa é que o percentual salte de 15% para 35% dos aprovados", disse.

Braga disse que a instituição espera um aumento de inscrições de alunos da rede pública no vestibular 2009, tanto por causa dos bônus como por causa da ampliação do número de vagas. "São dois fatores bem estimulantes", disse.

Para concorrer ao bônus o candidato deve enviar à Copeve, até o dia 26 de setembro, cópia dos documentos que comprovem a trajetória escolar exigida pelo programa e, caso seja aprovado no vestibular, deve apresentar os originais dos documentos no ato do registro acadêmico.

Mais vagas e inscrições

Neste ano, serão oferecidas 5.950 vagas em 63 cursos, enquanto no ano passado foram 4.714 vagas. A ampliação se deve à criação de 16 cursos e à expansão de vagas em cursos antigos.

Os interessados poderão se inscrever exclusivamente pela internet entre os dias 10 de agosto e 12 de setembro. A taxa de inscrição será de R$ 125,00.

As provas do serão realizadas em duas etapas, sendo a primeira entre os dias 7 e 9 de dezembro e a segunda entre os dias 5 e 8 de janeiro de 2009.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: