dcsimg

Instituição oferecerá ao todo 5.558 vagas no Vestibular 2009


As universidades brasileiras estão atentas ao mercado competitivo e ao excesso de profissionais em determinadas aréas de formação, por isso investem em novos cursos de graduação para o vestibular 2009.

Veja algumas instituições que oferecem novidades para o vestibular 2009

A pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a professora Belkis Valdman, destacou a importância da criação de novos cursos, sobretudo pelo pioneirismo de alguns deles.

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

A Universidade Federal do Rio de Janeiro oferece novas opções aos estudantes que vão prestar o vestibular 2009, entre elas, os cursos de Saúde Coletiva, Comunicação Visual e Design, História da Arte, Terapia Ocupacional, Relações Internacionais e o bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra.

A UFRJ oferece ainda o curso de licenciatura em Ciências Sociais, além do bacharelado, que já existia na instituição. Para a pró-reitora, a iniciativa vai atender às novas demandas da sociedade contemporânea. "A UFRJ está caminhando em direção às novas formações profissionais, além de estar inserindo um maior número de estudantes na universidade", ressalta.

USP - Universidade de São Paulo

A Universidade de São Paulo abriu mais uma Unidade de Ensino e Pesquisa. A criação da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto oferecerá vagas para o curso de bacharelado em Educação Física em 2009. Esta será a 40ª Unidade de Ensino e Pesquisa da Universidade.

Segundo a reitora da USP, Suely Vilela, o principal diferencial do novo curso é a formação de um profissional multidisciplinar. A reitora destaca ainda a interação da nova unidade com as outras sete já existentes no campus, entre elas a recém-criada Faculdade de Direito. Esta faculdade possibilitará o desenvolvimento de projetos de parceria mútua, principalmente de pesquisas ligadas às áreas de saúde e de qualidade de vida.

No Vestibular 2009, a USP oferecerá os novos cursos de Medicina Veterinária, bacharelado em Astronomia - do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG)- e o de Engenharia de Biossistemas; este último é o primeiro do gênero na América Latina, segundo comunicado da universidade.

O curso de Medicina Veterinária oferecerá 60 vagas, em período integral, no campus da USP em Pirassununga. Já o bacharelado em Astronomia oferecerá 15 vagas, também em período integral.

Senac de São Paulo

O Senac de São Paulo oferece oito novas opções de cursos para o vestibular de verão.

Os novos cursos são Estética e Cosmética, Radiologia, Logística, Marketing, Jogos Digitais e Comunicação Social com habilitação em Jornalismo ou Publicidade e Propaganda. O curso de Administração oferecerá uma linha de formação específica em Comércio Exterior, na categoria de bacharelado.

O Senac-SP tem unidades em Santo Amaro, na capital, Águas de São Pedro e Campos do Jordão, no interior. Outras informações podem ser obtidas na Internet, pelo endereço www.sp.senac.br, ou pelo telefone 0800-883-2000. O processo seletivo será realizado no dia 7 de dezembro.

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

A Universidade Federal de Pernanbuco oferece dez novos cursos para o Vestibular 2009. São eles: Cinema, Gestão da Informação, Dança, Arqueologia, Ciência Política com ênfase em Relações Internacionais, Museologia, Ciências Atuariais, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Energia e Oceanografia. Todos para o campus Recife.

Outras informações podem ser obtidas na Internet através do site www.covest.com.br ou pelo telefone (81)3412.0800

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

A Universidade Federal de Minas Gerais apresenta 16 novos cursos de graduação

No campus Belo Horizonte serão oferecidos os curso de Análise de Sistema e Serviços de Saúde, Aquacultura, Arquivologista, Ciências do Estado, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Design, Design de Moda, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Ambiental, Gestão Pública, Licenciatura do Campo e Licenciatura Intercultural Indígena.

No campus de Montes Claros a novidade fica por conta dos cursos de Administração de Agronegócio, Ciência de Alimentos, Engenharia Agrícola Ambiental e Engenharia Florestal

As inscrições para o vestibular 2009 da UFMG vão de 10 de agosto a 12 de setembro. Outras informações, pelo telefone (31) 3409-6700, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: