dcsimg

Divulgada a lista dos aprovados


A escolha profissional é, sem dúvida, uma das mais difíceis e importantes decisões na vida de um jovem. Muitos adolescentes se sentem despreparados e inseguros na hora de optar por um curso de graduação.

O nervosismo causado pela responsabilidade de decidir o caminho futuro, a pressão dos pais e as dúvidas que teimam em permanecer, são alguns dos motivos que colaboram para as escolhas erradas.

Com a ajuda de profissionais especializados, muitas instituições de ensino, por meio dos departamentos de Psicologia, mantêm centros de orientação para os jovens que estão em dúvida em relação à carreira que vão seguir ou que necessitam de uma recolocação.

Algumas instituições já deixaram de utilizar antigos testes vocacionais, e começam a direcionar a orientação para um estudo mais detalhado sobre a carreira acadêmica. A orientação profissional é importante no sentido de proporcionar maior segurança nesse processo de escolha.

Este serviço de orientação abre uma perspectiva maior de carreira, pois tem como foco principal o autoconhecimento avaliando as habilidades, interesses e características de cada um, indicando o caminho para a carreira profissional.

Geralmente a escolha ocorre numa etapa de vida onde é necessário um suporte para as decisões, pela falta de maturidade, e nem sempre a família ou os amigos conseguem ajudar nesse processo. Quanto mais tranqüilo e seguro o jovem estiver, melhores as condições de desempenho na etapa de ingresso na faculdade e durante o curso escolhido, completa.

Também é comum que os acadêmicos procurem o serviço de orientação nos primeiros semestres, porque não se identificaram com o curso escolhido. Por exemplo, de acordo com informações da PUC-RS, no ano de 2007, 110 alunos solicitaram a reopção para outros cursos, sendo que o serviço de orientação atendeu nesse período, 80 alunos.

Quando há dúvidas sobre o curso escolhido, também a Universidade de Brasilia adota o sistema de orientação profissional. Em vez dos testes vocacionais, com análises clínicas, entra em cena uma ajuda informativa, que envolve pesquisas detalhadas dos interesses do aluno, das razões que o levaram a escolher um determinado curso e do que despertou incertezas com relação à escolha.

Segundo a instituição, durante o processo, o aluno é convidado a aprofundar informações sobre a graduação escolhida, e a cursar disciplinas que tenham a ver com outra área de interesse. Ao fim do processo de acompanhamento, o estudante pode receber orientações sobre transferência de curso, ser orientado a fazer um novo vestibular, ou buscar mais informações sobre a graduação atual.

Veja abaixo algumas instituições que oferecem orientação vocacional e profissional.

PUC-RS

A Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul, oferece orientação profissional através do serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia - SAPP.

O atendimento é oferecido para a comunidade em geral (crianças, adolescentes, adultos), e o horário de atendimento deve ser previamente agendado. Oferece triagem gratuita, avaliação psicológica, psicodiagnóstico, psicoterapia breve e orientação profissional.

Outras informações pelo e-mail: sapp@pucrs.br, ou pelo telefone (51) 3320.3500.

UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, possui o Centro de Avaliação Psicológica, Seleção e Orientação Profissional o serviço está disponivel para a comunidade em geral, e possui atendimento específico para alunos da instituição.

As inscrições podem ser feitas diariamente no endereço, Rua Ramiro Barcelos, 2600 - sala 06, Porto Alegre - RS. Outras informações no site www.urgs.br/nae, ou pelo telefone:33085453.

UFRJ

Universidade Federal do Rio de Janeiro, disponibiliza aos seus alunos e comunidade externa o núcleu de Orientação Vocacional da Divisão de Psicologia Aplicada, mais informações podem ser adquiridas pelo site, www.psicologia.ufrj.br, ou telefone (21) 3873-5342.

USP

O Serviço de Orientação Profissional do Instituto de Psicologia-USP oferece atendimento gratuito, é destinado a pessoas a partir de 14 anos sem limite máximo de idade, para quem está procurando Orientação Profissional, estando em dúvida quanto à melhor faculdade ou curso técnico, procurando desenvolver um novo projeto profissional ou outras atividades ocupacionais.

Informações podem ser obtidas pelo telefone (011)3091-4174.

UFSC

O Laboratório de Informação e Orientação Profissional (LIOP), caracteriza-se por oferecer atendimento à comunidade em Informação e Orientação Profissional.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente, no Serviço de Atendimento Psicológico,(SAPSI)que fica localizado no Campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 37219402, ou pelo site da instituição, www.ufsc.br.

UnB

Os alunos da Universidade de Brasília que estiverem com dúvidas acadêmicas devem procurar o Serviço de Orientação ao Universitário (SOU), ligado à Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (DAIA). Lá, psicólogos e técnicos educacionais atendem gratuitamente em casos de dificuldades na rotina universitária.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone(61) 3307 2669.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: