dcsimg

Instituição reduz taxa de inscrição para aluno da rede pública


Alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio em escolas da rede pública estadual paulista terão um desconto especial na taxa de inscrição do vestibular 2009 da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Eles pagarão R$ 25,00 para se inscrever, enquanto os demais candidatos pagarão R$ 105,00. A novidade foi anunciada durante o lançamento do Guia de Profissões 2009 da universidade.

A proposta tem como objetivo aumentar a participação de alunos oriundos da rede pública no processo seletivo da instituição, ampliando o Programa para a Inclusão dos Melhores Alunos da Escola Pública na Universidade, uma parceira da Unesp, Fundação Vunesp (que é responsável pelo exame) e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Além disso, o programa também estabelece bolsas no valor de um salário mínimo mensal por todo o curso para os melhores classificados no exame. “Mesmo com uma série de propostas para a inclusão na universidade, temos a dificuldade de manter esses alunos nos cursos. Assim, esse programa, como outras ações da universidade, procuram dar apoio financeiro para que concluam a formação”, disse o reitor Marcos Macari.

Até o ano passado, a parceria isentava da taxa de inscrição dos dois melhores alunos de cada classe do terceiro ano das escolas públicas estaduais.

Para auxiliar na tarefa de atrair e motivar alunos da rede pública a se inscreverem no processo seletivo, foi desenvolvido o Programa de Divulgação, em que professores e servidores visitam as escolas. Nessas ocasiões, os divulgadores ministram palestras e distribuem o Guia de Profissões.

Inscrições

Os interessados poderão se inscrever no vestibular da Unesp entre os dias 22 de setembro e 10 de outubro.

As provas de conhecimentos gerais, conhecimentos específicos e de língua portuguesa serão aplicadas nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, respectivamente. Para os cursos com provas de habilidades, a aplicação das provas está marcada para o período de 4 a 9 de dezembro.

O resultado deverá ser divulgado no dia 30 de janeiro de 2009. A matrícula dos convocados está programada para os dias 9 e 10 de fevereiro.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: