dcsimg

Instituição cogita tirar questões discursivas da 1ª fase


As "questões discursivas na primeira fase da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo) estão com os dias contados", disse na última segunda-feira o coordenador de vestibulares da instituição, Leandro Tessler.

Às vésperas da publicação do edital deste fim de ano, que terá 480 vagas a mais que no ano passado, a universidade está diante de um problema: se crescer muito o número de inscritos, ficará difícil - e caro - ler as respostas de todos os candidatos já na primeira etapa.

A Unicamp é uma das poucas universidades a submeter todos os candidatos a questões abertas (que exigem respostas escritas). No maior vestibular do país, o da USP (Universidade Estadual de São Paulo), só faz esse tipo de questão quem vai para a segunda fase.

"Atualmente, cerca de 300 professores lêem as respostas escritas pelos 46 mil candidatos", disse Tesler, "A situação pode ficar ainda mais complicada se os novos cursos fizerem aumentar muito o número de provas para corrigir".

No novo campus montado pela Unicamp, em Limeira (SP), a universidade terá cursos tradicionalmente disputados, como nutrição e engenharia de produção. Passará de 2.830 para 3.310 o número de novas vagas por ano.

O coordenador disse não saber ainda qual seria o modelo adotado pela universidade, mas descartou o uso de questões com respostas numéricas - aquela em que o candidato tem de somar o valor de cada alternativa correta.

O mais provável, então, é que a primeira fase do vestibular da Unicamp tenha, num futuro próximo, questões de múltipla escolha. "Pessoalmente, quero manter também a redação na primeira fase, o que é um diferencial da prova da Unicamp", disse.

As questões deverão ser mais interdisciplinares - modelo próximo ao do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas "mais aprofundadas", conforme Tessler.

As mudanças cogitadas por Tessler não afetariam esta edição do vestibular - valeriam só para o próximo ano.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: