dcsimg

Prorrogado o prazo para pedir isenção no vestibular 2009


A Fuvest , fundação que realiza o vestibular para a Universidade de São Paulo (USP), prorrogou o prazo para solicitar isenção de taxa do vestibular. Os interessados podem solicitar o benefício até 17 de agosto - o prazo terminaria no próximo dia 10. A taxa de inscrição custa R$ 105,00; serão oferecidas 65 mil gratuidades.

Podem participar os candidatos que comprovem insuficiência de recursos financeiros para pagamento da taxa. É necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública do Estado de São Paulo. Quem estudou os dois primeiros anos e está no terceiro em uma escola da rede estadual também pode participar.

O candidato deve ter ter renda familiar de até R$ 498,00 por indivíduo pertencente à casa. Também é necessário comprovar residência no estado.

Os documentos que comprovam a situação do candidato deverão ser entregues nos dias 9, 10, 16 e 17 de agosto das 8h às 17h, nos postos listados no site da Fuvest. Confira aqui a relação de postos.

Veja aqui a lista de documentos:

- Documento de identificação do candidato.
- Documento que comprove a realização de todo o ensino médio em escola do sistema público de ensino (municipal, estadual ou federal) ou documento que comprove a conclusão dos dois primeiros anos do ensino médio em escola do sistema público de ensino e ainda que registre estar matriculado no 3º ano do ensino médio em escola do sistema público de ensino.
- Comprovantes de renda.
- Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone ou IPTU).

Como comprovantes de renda, a Fuvest entende os seguintes documentos:

- Contracheque ou recibo de pagamento por serviços prestados ou envelope de pagamento ou declaração do empregador;
- Declaração assinada pelo próprio, para os autônomos e trabalhadores em atividades informais contendo as seguintes informações: nome, atividade que desenvolve, local onde a executa, telefone, há quanto tempo a exerce e renda bruta mensal em reais (original);
- Extrato de rendimentos fornecido pelo INSS ou outras fontes, referente a aposentadoria, auxílio doença, pensão, pecúlio, auxílio reclusão e previdência privada. Na falta dele, valem extratos bancários identificados, com o valor do crédito do benefício;
- Recibo de comissões, aluguéis, pró-labores e outros;
- Recibo de seguro-desemprego e do FGTS;
- Rescisão do último contrato de trabalho;
- Comprovante do valor da pensão alimentícia. Na falta dele, extrato ou declaração de quem a concede, especificando o valor;
- Comprovantes de benefícios concedidos por programas sociais;
- Declaração da pessoa que lhe concede ajuda financeira, pagamento de despesas com escola e outras, contendo as seguintes informações: nome, endereço, telefone, valor concedido e finalidade (original);
- Declaração de imposto de renda pessoa física.

Nos postos localizados nos campi da USP Butantã, Bauru, Ribeirão Preto, Piracicaba, Pirassununga e São Carlos estarão disponíveis aos candidatos equipamentos para realização de inscrição por meio eletrônico, nos mesmos dias de entrega dos documentos. A relação completa dos postos está disponível no site da Fuvest.

A lista dos 65 mil beneficiados será divulgada no mesmo site a partir do dia 29 de agosto. Os candidatos habilitados ou classificados deverão comparecer ao mesmo posto onde protocolaram sua solicitação, nos dias 30 e 31 de agosto e 6 e 7 de setembro, das 8h às 17h, para receber a ficha de inscrição de isento e o manual do candidato.

Vagas

O vestibular Fuvest 2009 oferece 10.707 vagas, sendo 10.557 na USP, 100 na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e 50 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

O kit será vendido até o dia 10 de setembro. A entrega da ficha de inscrição deverá ser feita nos postos da Fuvest, constantes do manual, nos dia 7 e 14 do mesmo mês.

A instituição recomenda que os interessados em prestar os próximos exames façam o cadastramento no site da Fuvest. Ele é necessário para que o candidato possa acessar seus dados pessoais, visualizar o seu desempenho nos exames e solicitar redução da taxa de inscrição, de acordo com os critérios constantes do manual.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: