dcsimg

Instituição adota cotas para estudantes de escolas públicas


A Universidade Federal de Goiás (UFG) aprovou a adoção do sistema de cotas para alunos oriundos de escolas públicas e para negros que também sejam estudantes da rede pública de ensino. O sistema já vale para o próximo vestibular, cujas inscrições começam em setembro. Das quase 4,5 mil vagas oferecidas já no próximo processo seletivo, 10% serão destinadas à cota racial e outros 10% à cota social. Cada curso também disponibilizará uma vaga a mais para quilombolas (descendentes de escravos que fugiram no século 19 para quilombos) ou índios, caso haja demanda.

A aprovação do sistema de cotas foi na sexta-feira, após intensos debates, e ainda hoje repercute nos corredores da instituição. Foram 33 votos favoráveis, três contras e três abstenções. O projeto faz parte do Programa UFG Inclui, que prevê outras novidades, como a criação de 1,1 mil vagas e 19 cursos. No próximo vestibular, não serão mais 3.370 vagas oferecidas e sim 4,5 mil. A relação dos novos cursos será divulgada com a publicação do edital do processo seletivo, prevista para 20 de agosto.

O vestibular da UFG é dividido em duas fases. Na primeira, o percentual de aprovados pelas cotas será de 20%, para que haja mais concorrentes negros ou oriundos de escolas públicas na segunda fase. É uma garantia também de que as vagas das cotas sejam preenchidas. Inicialmente, o sistema de cotas terá validade de 10 anos, sendo avaliado a cada 12 meses para possíveis ajustes.

O critério para o caso de candidatos negros é o da autodeclaração. A UFG informa que vai utilizar do mesmo critério do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que considera negro todos os pretos e pardos. No ato da inscrição para o vestibular, o candidato deve fazer a opção pelo sistema universal ou pelo Programa UFG Inclui.

As provas do vestibular também passarão por mudanças. Agora 20% das questões serão interdisciplinares. O objetivo, segundo a UFG, é integrar as várias áreas do conhecimento.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: