dcsimg

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2009


A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abriu neste domingo (10) as inscrições para o vestibular 2009. Ao todo, serão oferecidas 5.950 vagas em 63 cursos, 1.236 a mais que no vestibular passado. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 12 de setembro. A taxa de inscrição custa R$ 125,00.

Para o candidato que não dispuser de computador e ou de acesso à internet, haverá postos de atendimento que funcionarão de 2ª à 6ª feira, das 9h às 16h30, no Centro Cultural da UFMG, na Avenida Santos Dumont, 174, Centro - Belo Horizonte/MG, e, também, na sede da Copeve, no campus Pampulha, à Avenida Antônio Carlos, 6.627, Pampulha, Unidade Administrativa III, 2º andar.

O comprovante inscrição será disponibilizado, exclusivamente pela internet, a partir do dia 10 de novembro. A prova da primeira fase será aplicada no dia 7 de dezembro. Os candidatos aos cursos de música e teatro terão prova também nos dias 8 e 9 de dezembro. Já os candidatos aos cursos de artes visuais, design e design de moda também fazem provas nos dias 23 e 24 de novembro de 2008.

A segunda fase será aplicada entre os dias 5 e 8 de janeiro de 2009. Os candidatos convocados para essa fase poderão consultar na internet o comprovante de inscrição no dia 29 de dezembro.

Bônus extra

Os candidatos que cursaram as quatro últimas séries do ensino fundamental e todo o ensino médio em escola pública terão direito a um bônus de 10% nas notas das provas da primeira e da segunda fase. Os alunos com essa mesma trajetória escolar e que se autodeclararem pretos ou pardos terão 15% de bônus. O modelo, que não institui reserva de vagas, segue o exemplo de ações aplicadas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o professor Mauro Mendes Braga, pró-reitor de graduação da UFMG, a implantação do bônus foi amplamente discutida pela comunidade universitária antes de ser aprovada. De acordo com ele, as simulações feitas com o bônus de 10% na nota apontam que o número de alunos egressos de escolas públicas aprovados no vestibular da UFMG passe de cerca de 35% para 50%. "No curso de medicina, por exemplo, a expectativa é que o percentual salte de 15% para 35% dos aprovados", disse.

Braga disse que a instituição espera um aumento de inscrições de alunos da rede pública no vestibular 2009, tanto por causa dos bônus como por causa da ampliação do número de vagas. "São dois fatores bem estimulantes", disse.

Para concorrer ao bônus o candidato deve enviar à Copeve, até o dia 26 de setembro, cópia dos documentos que comprovem a trajetória escolar exigida pelo programa e, caso seja aprovado no vestibular, deve apresentar os originais dos documentos no ato do registro acadêmico.

Mais mudanças no vestibular

Nesta edição do vestibular, todas as provas da segunda etapa terão o número de questões reduzidas. Os candidatos ao curso de medicina farão, além da redação, apenas uma prova, contendo um total de seis questões de química/biologia. Com isso, haverá redução do conteúdo exigido na segunda etapa. Nos outros cursos, as demais provas desta etapa terão de duas a seis questões.

Outra mudança nesse vestibular é o fim do teste de aptidão para o curso de artes visuais. Os candidatos a este curso farão provas de habilidades, que serão aplicadas nos dias 23 e 24 de novembro. Segundo a coordenadora geral da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), professora Vera Resende, as provas serão corrigidas apenas se o candidato a este curso for aprovado na primeira etapa do vestibular.

Também há alterações, a partir de agora, na classificação para a segunda etapa. Nos cursos oferecidos em Montes Claros - administração, agronomia, ciência de alimentos, engenharia agrícola ambiental, engenharia florestal e zootecnia - serão convocados, para a segunda etapa do vestibular, no máximo dez candidatos por vaga. Para todos os outros cursos o número de candidatos convocados será de três vezes o número de vagas oferecidas.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: