dcsimg

Adiada a abertura de inscrições para o vestibular


A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) adiou para o dia 1º de setembro o início das inscrições para o vestibular 2009 da instituição. O prazo seria aberto nesta quinta-feira (14). As prorrogação vale também para o vestibular da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).

Segundo a assessoria de imprensa da Comissão Permanente para o Vestibular (Comvest), o calendário teve de ser alterado de última hora para que a universidade possa cumprir a determinação da lei estadual 12.782 de 20 de dezembro de 2007, que determina a redução de 50% no valor da taxa de inscrição para os estudantes regularmente matriculados nos ensinos fundamental, médio, curso pré-vestibular ou curso superior (graduação e pós-graduação) e que estejam desempregados ou recebam menos de dois salários mínimos por mês. A taxa de inscrição é de R$ 105,00.

De acordo com a Comvest, os estudantes com esse perfil deverão fazer uma pré-inscrição a partir das 12h do dia 18 de agosto até as 12h do dia 24 do mesmo mês. Esses estudantes deverão entregar a documentação que comprove sua situação, pessoalmente na Unicamp, nos dias 25 e 26 de agosto, das 8h às 18h. Veja abaixo a documentação necessária:

1) Quanto à comprovação da condição de estudante:
a) certidão ou declaração, expedida por instituição de ensino, pública ou privada;
b) carteira de identidade estudantil ou documento similar, expedido por instituição de ensino, pública ou privada, ou por entidade de representação discente.

2) Quanto à comprovação de renda:
a) contracheque ou recibo de pagamento por serviços prestados ou envelope de pagamento ou declaração do empregador;
b) extrato de rendimentos fornecido pelo INSS ou outras fontes, referente à aposentadoria, auxílio doença, pensão, pecúlio, auxílio reclusão e previdência privada. Na falta deste, extrato bancário identificado, com o valor do crédito do benefício;
c) recibos de comissões, aluguéis, pró-labores e outros;
d) comprovante de recebimento de pensão alimentícia. Na falta deste, extrato ou declaração de quem a concede, especificando o valor;
e) comprovantes de benefícios concedidos por Programas Sociais, como por exemplo, bolsa escola, bolsa família e cheque cidadão;

3) Quanto à comprovação da condição de desempregado:
a) recibos de seguro desemprego e do FGTS;
b) documentos de rescisão do último contrato de trabalho, mesmo que temporário. No caso de contrato em carteira de trabalho, anexar ainda as cópias das páginas de identificação;

Serão considerados desempregados os candidatos que tendo estado empregados em algum momento nos últimos 12 meses, estiverem sem trabalho no período da inscrição.

Lista de beneficiados com a redução

A Comvest divulgará a lista de beneficiados dia 29 de agosto. Os estudantes beneficiados deverão se inscrever com o código recebido, no mesmo período dos demais candidatos: entre 1º de setembro e 7 de outubro.

Inscrições

Os interessados deverão se inscrever pela internet - preenchendo o formulário eletrônico - até o dia 7 de outubro. O manual do candidato e a revista do vestibulando também estarão disponíveis gratuitamente no site. O kit não será vendido.

O vestibular oferecerá 3.434 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). No ano passado, o vestibular Unicamp registrou 49.477 inscritos.

Provas

A prova da primeira fase será aplicada no dia 16 de novembro e terá 12 questões discursivas e uma redação. No dia 17 de dezembro, a Comvest divulgará a lista dos candidatos que passaram para a segunda fase do vestibular e os locais de prova.

A segunda fase será aplicada entre os dias 11 e 14 de janeiro de 2009, com oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: língua portuguesa e literatura, ciências biológicas, química, história, física, geografia, matemática e inglês.

As provas de aptidão, para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança, música e odontologia acontecerão em Campinas e Piracicaba, entre os dias 19 e 22 de janeiro.

A lista de aprovados em primeira chamada será divulgada no dia 5 de fevereiro e a matrícula deverá ser feita dia 10 de fevereiro.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: