dcsimg

Instituição oferece mais vagas para o Vestibular 2009


A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) oferece este ano o maior número de vagas em seu vestibular 2009. Com a criação dos Cursos de Ciência e Tecnologia Agroalimentar, da licenciatura em Química e a expansão das turmas em outras 27 graduações, a quantidade de vagas passa de 4.095 (número do vestibular 2008) para 4.431. Serão 2.474 no primeiro e 1.957 no segundo semestre, em 67 cursos.

As inscrições para o concurso serão abertas no período de 9 de setembro a 9 de outubro, somente via internet, no site www.vestibular2009.ufsc.br.

As provas serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, no período da tarde, das 15h às 19h, em dez cidades de Florianópolis, Blumenau, Camboriú, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão, todas em Santa Catarina.

Universidade mantém no Vestibular UFSC/2009 seu Programa de Ações Afirmativas. Aprovado em 2007, e adotado pela primeira vez no vestibular passado, o programa reserva 20% das vagas de cada curso a candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas. Além disso, 10% são destinadas a jovens autodeclarados negros, que preferencialmente tenham cursado integramente o ensino fundamental e médio em escolas públicas.

Há ainda vagas para candidatos de origem indígena - no Vestibular/2008 foram cinco, este ano serão seis e, até 2013, o Programa de Ações Afirmativas da UFSC prevê o aumento de uma vaga a cada ano.

No Vestibular UFSC/2008, o primeiro em que as popularmente chamadas 'cotas' foram implantadas, entre 4.095 vagas oferecidas, 1.211 foram preenchidas por candidatos de escolas públicas, de origem negra e indígena. As vagas não preenchidas retornam à classificação geral dos vestibulandos.

O Programa de Ações Afirmativas da UFSC tem um prazo de cinco anos para ser ajustado. No final desse período, volta a ser avaliado pelo Conselho Universitário.

A iniciativa está inserida no movimento nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que colocou em pauta a democratização do ensino superior no Brasil. A UFSC conta também com um programa de acompanhamento dos estudantes beneficiados pela política de reserva de vagas.

Outras informações podem ser obtidas junto à Coperve pelo telefome (48) 3721 9200, ou viste o site do vestibular, www.vestibular2009.ufsc.br.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: