dcsimg

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2009


As inscrições para o vestibular da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) vão até 21 de setembro. A universidade oferece 2.380 vagas para o ano letivo de 2009 em 48 cursos de graduação, com ingresso no primeiro e segundo semestres, distribuídos entre o Campus de Porto Velho e os Campi do interior, em Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.

Onze novos cursos de graduação, além do aumento do número de vagas em alguns deles, são algumas das novidades do vestibular 2009, que integram as ações do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).

Novos cursos

A universidade, que já conta com 37 cursos de graduação, oferecerá em 2009 os seguintes cursos: no Campus de Porto Velho, os cursos novos são os de Arqueologia, Ciências da Informação (Biblioteconomia), Engenharia Civil, Filosofia e Segurança Pública; para Ariquemes são os de Engenharia de Alimentos e Pedagogia; para Cacoal, Engenharia de Pesca e Aqüicultura; para Ji-Paraná, os cursos de Estatística e Licenciatura em Educação Básica Intercultural; e para Rolim de Moura, o de Engenharia Florestal.

Aumento do número de vagas - Além dos novos cursos de graduação, houve também o aumento do número de vagas em alguns, como por exemplo, os de Administração e de Ciências Biológicas, no Campus de Porto Velho, que ofereciam 40 e 45 vagas, respectivamente, e a partir de 2009 terão 45 e 50 vagas. Estas mudanças, somadas aos novos cursos, representam um acréscimo de 580 novas vagas em relação ao vestibular do ano passado, que teve 1800 vagas.

Inscrições

As inscrições para o vestibular 2009 da UNIR serão feitas exclusivamente pela internet, no endereço www.concursos.unir.br, no link "Vestibular 2009", até o dia 21 de setembro. Os candidatos deverão acessar a página, preencher o requerimento de inscrição, enviá-lo e, em seguida, imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 75,30.

A taxa de inscrição deverá ser paga até o dia 22 de setembro em qualquer agência bancária, observado o horário de funcionamento dos bancos. "A garantia de que a inscrição foi feita é o boleto bancário devidamente pago. O candidato deverá apresentá-lo junto com o documento oficial de identidade no dia da prova", diz.

Provas

As provas do vestibular 2009 da UNIR serão divididas em duas fases, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira fase compreende uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha e cobrará dos candidatos conhecimentos de Língua Portuguesa e Literatura, História, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Física, Biologia, Matemática, Geografia e Química. A primeira fase será realizada no dia 16 de novembro.

Já a segunda fase, que está marcada para o dia 14 de dezembro, será uma prova discursiva que compreenderá uma redação dissertativa e duas questões sobre história e geografia regionais.

> Confira aqui a leitura obrigatória

Para mais informações sobre o vestibular 2009 da UNIR, entre em contato com a Comissão Permanente de Processo Seletivo Discente (CPPSD) da universidade, pelo telefone (69) 2182-2026, ou acesse o edital completo do vestibular e seus anexos no site da universidade, no endereço www.unir.br, no link "Vestibular 2009".


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: