dcsimg

Divulgado o calendário do exame discursivo


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) divulgou o calendário de inscrição para o exame discursivo da segunda fase do vestibular 2009.

As inscrições devem ser feitas de 18 de setembro e 6 de outubro, no site http://www.vestibular.uerj.br. O último dia para o pagamento da taxa de inscrição (ainda não divulgada) é 8 de outubro, na rede bancária. Este também será o último dia para a postagem nas agências dos Correios do Formulário de Informações Socioeconômicas e da documentação comprobatória para os candidatos ao ingresso pelo Sistema de Cotas.

De 6 a 10 de outubro, candidatos portadores de necessidades especiais podem realizar a solicitação de condições específicas para a realização da prova, das 10h às 18h, no Atendimento do Departamento de Seleção Acadêmica da Uerj (DSEA), que fica na sala 1.141, 1º andar, bloco F, Pavilhão João Lyra Filho, no campus Maracanã. O campus situa-se na Rua São Francisco Xavier 524, Maracanã, Cep: 20550-900.

Segundo exame de qualificação

As provas do segundo exame de qualificação serão aplicadas no dia 14 de setembro. O exame de qualificação tem 60 questões de múltipla escolha, com o objetivo principal de verificar as habilidades do candidato em resolver questões multidisciplinares envolvendo interpretação de dados e idéias.

A prova é igual para todos os candidatos, que nesta etapa ainda não escolhem os cursos que pretendem seguir. A escolha da carreira é feita apenas na segunda fase, para os que foram aprovados no exame de qualificação. Para ser convocado para a segunda fase, o vestibulando tem que acertar mais de 40% da prova de qualificação.

A lista de aprovados para a segunda fase será anunciada no dia 23 de setembro.

O candidato que for aprovado em qualquer um dos exames de qualificação terá que fazer uma nova inscrição para o exame da segunda fase - que é discursivo - e será aplicado no dia 7 de dezembro. O calendário de inscrição ainda não foi definido.

Primeiro exame

O primeiro exame de qualificação da Uerj teve 75.736 candidatos e 7,8% de abstenção. Somente 3,87% dos candidatos, o que corresponde a 2.702 vestibulandos, conseguiram o conceito máximo.

A maior parte dos inscritos tirou nota E (39,54%), que não dá direito a fazer o exame discursivo, e D (28,37%), que rende apenas cinco pontos na segunda etapa. Com conceito C ficaram 19,15% dos candidatos e com conceito B, 9,87%.

Entenda os conceitos da Uerj

De acordo com os resultados do exame de qualificação, os candidatos serão alocados em cinco faixas para a realização do exame discursivo:

A: número de acertos maior do que 70% das questões da prova do exame de qualificação – esses candidatos receberão um bônus de 20 pontos para ser acrescido ao resultado do exame discursivo;
B: número de acertos maior do que 60% e igual ou menor do que 70% das questões da prova do exame de qualificação – esses candidatos receberão um bônus de 15 pontos para ser acrescido ao resultado do exame discursivo;
C: número de acertos maior do que 50% e igual ou menor do que 60% das questões da prova do exame de qualificação – esses candidatos receberão um bônus de dez pontos para ser acrescido ao resultado do exame discursivo;
D: número de acertos maior do que 40% e igual ou menor do que 50% das questões do exame de qualificação – esses candidatos receberão um bônus de cinco pontos para ser crescido ao resultado do exame discursivo, e
E: reprovados: número de acertos igual ou menor do que 40% das questões da prova do exame de qualificação – esses candidatos não poderão realizar o exame discursivo.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: