dcsimg

Inscrições começaram neste domingo


A Fuvest, fundação que realiza o vestibular da Universidade de São Paulo (USP), da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) realiza neste domingo (7) o primeiro dia de inscrições para o vestibular, das 8h às 17h.

> Consulte aqui a relação dos postos de inscrição (páginas 28 e 29 do Manual do Candidato)

Nesse dia, candidatos que já pagaram a taxa podem validar a inscrição em um dos 40 postos da fundação. Os interessados no processo seletivo devem se inscrever nesse domingo ou no próximo, dia 14. Haverá postos de inscrição alternativa, que funcionarão no interior de São Paulo, de 8 a 12 de setembro, das 9h às 16h. O candidato fará seus exames de primeira e segunda fase na cidade onde se inscreveu.

O kit da Fuvest, que contém o manual e a ficha de inscrição e custa R$ 10,00, estará à venda em agências credenciadas do Banco Santander até a quarta-feira (10). A quarta também é o último dia para pagamento da taxa de R$ 105,00. Depois do pagamento, é necessário levar a ficha a um dos postos da Fuvest, nos dias 7 e 14.

10,7 mil vagas

Ao todo, estão em disputa 10.707 vagas de cursos oferecidos pela USP (10.557 vagas), Santa Casa (cem vagas) e Academia do Barro Branco (50 vagas).

No ano passado, inscreveram-se 140.999 pessoas, sendo 84.134 em postos da região metropolitana e 56.865 no interior do estado. As carreiras que tiveram maior número de candidatos foram medicina e ciências médicas (12.973), direito (11.309) e engenharia na Escola Politécnica e computação (10.917).

Relações internacionais, publicidade e propaganda e jornalismo apresentaram a maior relação de candidatos por vaga.

Preenchimento da ficha

A ficha de inscrição foi adaptada para leitura eletrônica. O candidato deve seguir as instruções de preenchimento e não esquecer de colar uma foto 3 x 4, datada de 2008, com o nome completo no verso para facilitar a identificação em caso de descolamento.

A Fuvest recomenda que o candidato dê atenção especial aos campos (F) e (G) que se referem à participação do candidato no Sistema de Pontuação Acrescida do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp). O campo destinado ao CPF deve, obrigatoriamente, ser preenchido pelo candidato, com o número de seu cadastro na Receita Federal.

Portador de deficiência

O candidato portador de deficiência e que precisar de condições especiais para fazer as provas, deverá se inscrever preferencialmente no posto 40 da Escola de Comunicações e Artes (ECA), na USP - Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues 443, Bloco A, Cidade Universitária, São Paulo.

A inscrição também poderá ser feita nos outros 39 postos. Neste caso, o candidato deverá procurar diretamente o coordenador do posto, munido dos documentos exigidos. Veja na página 26 do manual os documentos .

A Fuvest fica na Rua Alvarenga 1945/51. Mais informações no site www.fuvest.br ou no telefone (11) 3093-2300, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Alteração nas carreiras

A Fuvest, fundação que realiza o vestibular para a Universidade de São Paulo (USP), alterou as carreiras no vestibular 2009.

A mudança afeta os candidatos que concorrem aos cursos de medicina veterinária e a vagas na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Os cursos de medicina veterinária em São Paulo e em Pirassununga, que antes eram separados, foram unidos no vestibular. O vestibulando ganha a possibilidade de marcar uma segunda opção de carreira.

A outra mudança atinge quem pretende concorrer a uma vaga na PM. Homens e mulheres terão ingresso separado, a partir da mudança.

Isentos

A fundação disponibilizou em seu site a lista de candidatos beneficiados com a isenção ou redução parcial da taxa de inscrição do vestibular 2009. A lista também inclui os candidatos à Academia do Barro Branco e à Santa Casa.

Neste ano, a Fuvest não divulgará os nomes dos beneficiados porque todos os solicitantes se cadastraram para terem acesso privativo a esta e outras informações de seu interesse relativas ao vestibular.

Segundo o professor José Coelho Sobrinho, da assessoria de comunicação da Fuvest, neste ano foram oferecidas 65 mil isenções da taxa de inscrição. 52.155 candidatos se inscreveram, mas apenas 28.775 foram contemplados com o benefício. De acordo com Coelho, muitos candidatos não preenheram os requisitos necessários e muitos não entregaram a documentação dentro do prazo. Isso significa que 36.225 possíveis isenções - o que representa 55,73% do total - ficaram ociosas.

Além disso, a Fuvest ofereceu 75% de redução no valor da taxa de inscrição para respeitar a lei estadual paulista que prevê redução para candidatos desempregados ou estudantes regularmente matriculados nos ensinos fundamental, médio, curso pré-vestibular ou curso superior (graduação e pós-graduação) e que recebam menos de dois salários mínimos por mês.

De acordo com a assessoria da Fuvest, 4.958 pessoas se inscreveram para esta modalidade de benefício, mas menos de 700 encaminharam a documentação necessária. Por isso, apenas 219 candidatos foram beneficiados com a redução de 75% da taxa de inscrição, o que representa 4,42% dos inscritos.

Os candidatos habilitados ou classificados deverão comparecer ao mesmo posto onde protocolaram sua solicitação, nos dias 30 e 31 de agosto e 6 e 7 de setembro, das 8h às 17h, para receber a ficha de inscrição de isento e o manual do candidato.

Cadastramento

A instituição recomenda que os interessados em prestar os próximos exames façam o cadastramento no site da Fuvest. Ele é necessário para que o candidato possa acessar seus dados pessoais, visualizar o seu desempenho nos exames e solicitar redução da taxa de inscrição, de acordo com os critérios constantes do manual.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: