dcsimg

Estão abertas as inscrições para o vestibular 2009


A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abre as inscrições para o vestibular 2009 nesta terça-feira (9). Os interessados podem se inscrever até o dia 9 de outubro no site www.vestibular2009.ufsc.br . A taxa de R$ 90,00 pode ser paga até o dia 10 de outubro por meio de boleto bancário.

Com as novas resoluções, este ano o vestibular da UFSC oferece 4.571 vagas, em 70 cursos, incluindo as habilitações.

Neste processo seletivo, a instituição inaugura os seguintes cursos: ciência e tecnologia agroalimentar, licenciatura em química, relações internacionais, design de animação e design de produto.

As provas serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, no período da tarde, das 15h às 19h, em dez cidades de Santa Catarina: Florianópolis, Blumenau, Camboriú, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão.

Ações Afirmativas

A universidade mantém seu programa de ações afirmativas, com reserva de 20% das vagas de cada curso a candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas. Além disso, 10% são destinadas a jovens autodeclarados negros, que preferencialmente tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas.

Há ainda vagas para candidatos de origem indígena. No processo seletivo de 2008, o primeiro em que as cotas foram implantadas, das 4.095 vagas oferecidas, 1.211 foram preenchidas por candidatos de escolas públicas, de origem negra e indígena. As vagas não preenchidas retornam à classificação geral dos vestibulandos.

Mudanças

Uma das alterações no vestibular é a elevação do ponto de corte – a pontuação mínima que o candidato deve atingir. Ao invés de obter pelo menos 20 pontos no conjunto das provas, os candidatos deverão totalizar 24. Foram também elevadas as notas de redação (de 3 para 4) e da prova de língua portuguesa (também de 3 para 4).

Além disso, os candidatos deverão chegar mais cedo aos locais em que será realizado o concurso. Este ano, em vez de fecharem às 15h, horário de início das provas, os portões das instituições serão fechados às 14h45.

Também não haverá mais a possibilidade de segunda opção. A inscrição no vestibular 2009 dará ao candidato o direito de optar por apenas um dos 65 cursos de graduação oferecidos pela UFSC. Apenas no caso de algumas graduações de áreas afins, haverá segunda opção. Mais informações no telefone: (48) 3721-9200.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: