dcsimg

Prorrogado o prazo de inscrição para o vestibular 2009


A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) prorrogou as inscrições para o vestibular 2009. O novo período se encerra na próxima sexta-feira, 19/09. Pelo edital, o prazo para entrega de documentos do candidato que optou pelo Programa de Bônus permanece 26 de setembro.

Para se candidatar a uma das 4.950 vagas em 65 cursos, o estudante deve preencher formulário disponível na página da Comissão Permanente do Vestibular, www.ufmg.br/copeve.

Para confirmar a inscrição, os candidatos precisam fazer o pagamento da taxa, no valor de R$ 125,00. Já os beneficiados pelo Programa de Isenção da Taxa de Inscrição devem fornecer o código de isenção. A inscrições só podem ser feitas pela internet.

O resultado do Programa de Isenção da Taxa de Inscrição está no site da Copeve. Este ano foram beneficiados 17.957 candidatos, dentre os 23.195 estudantes que se inscreveram no Programa.

O Vestibular UFMG 2009 oferece 5.950 vagas em 63 cursos, 1.236 a mais que no Vestibular UFMG 2008, quando havia 4.714 vagas em 49 cursos. Além do aumento de vagas, esta edição do concurso traz outras novidades, como a implantação do Programa de Bônus para alunos egressos de escolas públicas.

Bônus

No ato da inscrição, o candidato que comprove ter cursado as quatro últimas séries do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio em escola pública poderá optar por concorrer ao Programa de Bônus.

Neste caso, o estudante deve enviar à Copeve, até 26 de setembro de 2008, cópia do histórico escolar ou documento equivalente expedido pela escola ou secretaria de Educação. Sem o envio dos documentos o candidato perde o direito ao bônus e concorrerá ao Vestibular nas mesmas condições dos demais candidatos não-optantes.

Novas vagas

Com a adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a UFMG abrirá, de 2008 a 2011, um total de 2.101 vagas em seus cursos de Graduação. Das 2.101 novas vagas, aproximadamente 65% são noturnas.

As restantes são de cursos diurnos. O aumento de vagas resulta da de três diferentes ações: a criação de cursos inéditos; a abertura no turno noturno de cursos já existentes em horário diurno; e a ampliação de vagas em cursos antigos.

Em 2009 começam a ser oferecidos 14 novos cursos, além de mais quatro cursos noturnos já existentes em horário diurno; criação de novas habilitações no curso de Música; e expansão de vagas em 16 cursos, totalizando um aumento de 1.236 vagas.

Destas, 750 são noturnas, o que amplia a possibilidade de que alunos que trabalham durante o dia estudem na UFMG.

Em 2010, serão abertos 13 outros cursos de graduação. Para 2011 está prevista a expansão de 30 vagas no curso diurno de Física, que atualmente oferece 45 vagas.

A expansão de vagas começou em 2008, com a criação do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e a expansão de 10 vagas em Engenharia Química.

Acesso a computadores para a inscrição

Para o candidato, ou "treineiro", que não dispuser de computador e/ou de acesso à Internet, haverá postos de atendimento disponibilizados para esse fim, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, no Centro Cultural da UFMG, na Avenida Santos Dumont, 174, Centro - Belo Horizonte/MG, e, também, na sede da Copeve, no campus Pampulha, à av Avenida Antônio Carlos, 6.627, Pampulha, Unidade Administrativa III, 2º andar.

Comprovante Definitivo de Inscrição

O Comprovante Definitivo de Inscrição da primeira Etapa será disponibilizado, exclusivamente pela internet, na página www.ufmg.br/copeve, a partir das 9h do dia 10 de novembro de 2008.

O candidato, ou "treineiro", deverá imprimir esse Comprovante de Inscrição, para, mediante a posse e apresentação dele, poder ter acesso ao local de realização das provas, na primeira etapa do Concurso.

Já para os candidatos aprovados na primeira Etapa, o Comprovante Definitivo de Inscrição estará disponível, exclusivamente pela Internet, na página www.ufmg.br/copeve, a partir das 9h do dia 29 de dezembro de 2008.

O candidato, ou "treineiro", deverá imprimir esse Comprovante de Inscrição, para, mediante a posse e apresentação dele, poder ter acesso ao local de realização das provas, na segunda etapa do Concurso.

Datas da provas

A primeira etapa será realizada no dia 7 de dezembro, os candidatos aos cursos de Música e Teatro terão prova também nos dias 8 e 9 de dezembro.

Já os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Design e Design de Moda também fazem provas nos dias 23 e 24 de novembro de 2008.

A segunda etapa de proves será realizada entre os dias 5 a 8 de janeiro de 2009.

Locais das provas

- Primeira Etapa: Araçuaí, Barbacena, Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Governador Valadares, Januária, Lavras, Montes Claros, Pouso Alegre, Salinas, Sete Lagoas, Uberaba e Viçosa. Total de 16 cidades.
- Segunda Etapa: Belo Horizonte e Montes Claros.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: