dcsimg

Estão abertas as inscrições para o vestibular 2009


A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebe até 21 de setembro as inscrições para o vestibular 2009. A universidade oferece 2.380 vagas para o ano letivo de 2009 em 48 cursos de graduação, com ingresso no primeiro e segundo semestres, distribuídos entre o Campus de Porto Velho e os Campi do interior, em Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.

As inscrições para o vestibular 2009 da UNIR serão feitas exclusivamente pela internet, no endereço www.concursos.unir.br, no link "Vestibular 2009. Os candidatos deverão acessar a página, preencher o requerimento de inscrição, enviá-lo e, em seguida, imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 75,30.

A taxa de inscrição deverá ser paga até o dia 22 de setembro em qualquer agência bancária, observado o horário de funcionamento dos bancos. A garantia de que a inscrição foi feita é o boleto bancário devidamente pago. O candidato deverá apresentá-lo junto com o documento oficial de identidade no dia da prova.

Novos cursos

A universidade, que já conta com 37 cursos de graduação, oferecerá em 2009 os seguintes cursos: no Campus de Porto Velho, os cursos novos são os de Arqueologia, Ciências da Informação (Biblioteconomia), Engenharia Civil, Filosofia e Segurança Pública; para Ariquemes são os de Engenharia de Alimentos e Pedagogia; para Cacoal, Engenharia de Pesca e Aqüicultura; para Ji-Paraná, os cursos de Estatística e Licenciatura em Educação Básica Intercultural; e para Rolim de Moura, o de Engenharia Florestal.

Além dos novos cursos de graduação, houve também o aumento do número de vagas em alguns, como por exemplo, os de Administração e de Ciências Biológicas, no Campus de Porto Velho, que ofereciam 40 e 45 vagas, respectivamente, e a partir de 2009 terão 45 e 50 vagas. Estas mudanças, somadas aos novos cursos, representam um acréscimo de 580 novas vagas em relação ao vestibular do ano passado, que teve 1800 vagas.

Provas

As provas do vestibular 2009 da UNIR serão divididas em duas fases, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira fase compreende uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha e cobrará dos candidatos conhecimentos de Língua Portuguesa e Literatura, História, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Física, Biologia, Matemática, Geografia e Química. A primeira fase será realizada no dia 16 de novembro.

A segunda fase, que está marcada para o dia 14 de dezembro, será uma prova discursiva que compreenderá uma redação dissertativa e duas questões sobre história e geografia regionais.

Para o vestibular 2009, confira os livros de leitura obrigatória.

Para mais informações sobre o vestibular 2009 da UNIR, entre em contato com a Comissão Permanente de Processo Seletivo Discente (CPPSD) da universidade, pelo telefone (69) 2182-2026, ou acesse o edital completo do vestibular.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: