dcsimg

Confira o resultado do 2º exame de qualificação


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) divulgou o resultado do segundo exame de qualificação do vestibular 2009.

> Resultado nominal: [A-B] [C-D] [E-G] [H-K] [L-M] [N-R] [S-Z]

A prova teve 62.887 candidatos inscritos e 6.139 faltosos. Segundo a universidade, apenas 1.830 candidatos (3,32%) obtiveram conceito A, o melhor da avaliação.

Ao todo 5.690 candidatos (10,03%), obtiveram conceito B; 12.217 (21,53%) tiraram conceito C; 17.471 (30,79%) tiveram conceito D; e 19.540 (34,43%) tiraram a letra E. Os diferentes conceitos proporcionam bônus para o exame discursivo. Quem ficou na letra E, não tem direito a fazer a prova da segunda fase.

Candidatos acham fácil

Uma das primeiras a sair da prova da Uerj, a jovem Jessika Evelyn, de 17 anos, fez o exame em menos de duas horas: “A prova não estava difícil, era só prestar atenção”. Ela pretende fazer biologia e, mesmo sabendo da manifestação do grupo de alunos que ocupam a universidade, quer estudar na Uerj.

Diferentemente de Jessika, a candidata Elaine de Mello não estava tão tranqüila antes da prova: “Me assustou um pouco essa ocupação dos alunos, tive medo de ter alguma confusão, mas ainda bem que foi tudo calmo”.

O exame do vestibular aconteceu em meio aos protestos de ocupação da reitoria da entidade. Não foram registrados tumultos.

Primeiro exame

O primeiro exame de qualificação da Uerj teve 75.736 candidatos e 7,8% de abstenção. Somente 3,87% dos candidatos, o que corresponde a 2.702 vestibulandos, conseguiram o conceito máximo.

A maior parte dos inscritos tirou nota E (39,54%), que não dá direito a fazer o exame discursivo, e D (28,37%), que rende apenas cinco pontos na segunda etapa. Com conceito C ficaram 19,15% dos candidatos e com conceito B, 9,87%.

Entenda os conceitos da Uerj

De acordo com os resultados do exame de qualificação, os candidatos serão alocados em cinco faixas para a realização do exame discursivo:

A: número de acertos maior do que 70% das questões da prova do exame de qualificação – esses candidatos receberão um bônus de 20 pontos para ser acrescido ao resultado do exame discursivo;

B: número de acertos maior do que 60% e igual ou menor do que 70% das questões da prova do exame de qualificação – esses candidatos receberão um bônus de 15 pontos para ser acrescido ao resultado do exame discursivo;

C: número de acertos maior do que 50% e igual ou menor do que 60% das questões da prova do exame de qualificação – esses candidatos receberão um bônus de dez pontos para ser acrescido ao resultado do exame discursivo;

D: número de acertos maior do que 40% e igual ou menor do que 50% das questões do exame de qualificação – esses candidatos receberão um bônus de cinco pontos para ser crescido ao resultado do exame discursivo, e

E: reprovados: número de acertos igual ou menor do que 40% das questões da prova do exame de qualificação – esses candidatos não poderão realizar o exame discursivo.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: