dcsimg

Têm início as inscrições para o vestibular 2009


Iniciam nesta segunda-feira, as inscrições para o Vestibular 2009 do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (Cefet-PE). A seleção oferecerá um total de 3.060 vagas. Dessas, 2.434 são para os cursos da Unidade Recife, 302 vagas são para a Unidade Pesqueira e 324 para a Unidade Ipojuca. Os candidatos poderão se inscrever pela internet até o dia 9 de outubro pelo site do Cefet-PE (www.cefetpe.br).

Os cursos são oferecidos nas modalidades Integrado (onde o aluno faz curso técnico e ensino médio simultaneamente), Seqüencial (aluno já com Ensino Médio faz curso técnico), Proeja (curso técnico e de ensino médio voltados para Jovens e Adultos) e Superior.

Na modalidade Integrado, estão disponíveis os cursos: Edificações, Química industrial, Mecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho e Saneamento Ambiental.

Na Seqüencial: Edificações, Química industrial, Mecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Saneamento Ambiental, Telecomunicações, Refrigeração e Ar Condicionado, Automação industrial, química e enfermagem.

E na Proeja: Eletrotécnica, Mecânica, Refrigeração e Ar Condicionado.

Os cursos Superiores oferecidos pelo Cefet-PE são: Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão de Turismo, Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Radiologia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Produção Civil e Licenciatura em Matemática.

Metade das vagas oferecidas em todas as modalidades é reservada para alunos oriundos da rede pública de ensino estadual e municipal de acordo com o sistema de cotas. Os candidatos deverão optar pelo sistema no momento em que realizarem a inscrição.

Taxa de inscrição para as provas

A taxa de inscrição deve ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil e custa R$ 20,00 para os cursos técnicos e R$ 40,00 para os superiores. Os alunos provenientes da Rede Pública de Ensino ou bolsistas de escolas privadas que não tiverem condições de pagar estes valores, puderam solicitar isenção de taxa na Unidade do Cefet-PE na qual concorrerão à vaga.

Os candidatos à isenção dos cursos integrados deverão apresentar histórico escolar ou declaração de conclusão de ensino fundamental. Os alunos que concorrem aos cursos seqüenciais ou superiores deverão apresentar histórico ou declaração de conclusão do Ensino Médio. Também será necessário apresentação de documento de identidade, CPF, comprovante de renda familiar, além da conta de energia elétrica do mês de agosto. A lista com o nome dos candidatos isentos será publicada pelo Cefet-PE no dia 3 de outubro.

Os candidatos com necessidades especiais deverão preencher um requerimento, disponível no manual do candidato, disponível no site do Cefet-PE, e entregá-lo na Unidade do Cefet-PE, na qual pretende concorrer à vaga, de 29 de setembro, segunda-feira, a 10 de outubro.

Provas

As provas ocorrerão no dia 14 de dezembro na região onde o candidato concorre à vaga.

Este ano as provas para os cursos técnicos seqüenciais abordarão mais disciplinas além de Português e Matemática. Para os cursos de Eletrotécnica, Eletrônica, Telecomunicações, Edificações, Mecânica, Refrigeração, Eletro Eletrônica e Automação Industrial, haverá conteúdos de Física. A disciplina de Química será exigida nas provas para os cursos de Química e Segurança do Trabalho. Já o curso de Enfermagem terá conteúdos de Biologia. O programa para os cursos superiores, técnicos integrados e Proeja continua o mesmo.

Mais informações sobre o Vestibular 2009 poderão ser obtidas através da Central de Atendimento aos Candidatos da Cefet-PE pelos telefones (81) 2125-1666 ou 2125-1717. Os candidatos da região de Pesqueira poderão ligar para o número (87) 3835 1796.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: