dcsimg

Engenharia Ambiental é o curso mais procurado


Engenharia Ambiental é o curso mais procurado no Processo Seletivo (Prosel) 2009 da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Com 1479 inscritos para 20 vagas, o curso ficou com uma média de 73,95 candidatos por vaga. Já no Prise a concorrência maior está em Engenharia de Produção, em que 9,35 candidatos brigam por cada uma das 20 vagas ofertadas pela instituição. Este ano mais de 60 mil candidatos concorre as 3.036 vagas que a UEPA oferece em todo o Pará.

Este ano, também teve grande procura no Prosel os cursos de Engenharia de Produção, com uma demanda de 71,45 candidatos por vaga, fisioterapia, com 68,65 candidatos por vaga e em quarto lugar, Medicina, que vem com 55,18 candidatos por vaga.

Apesar disso, a medicina continua sendo o curso que atrai o maior número de inscritos. Foram 2.759 candidatos pelo Prosel e 187 pelo Prise para 50 vagas em cada.

No Prise, em segundo lugar, aparece o curso de Engenharia Ambiental que se destacou com 182 inscritos para 20 vagas. A concorrência ficou 9,10 candidatos por vagas. Em seguida aparece o curso de Design que atraiu 134 inscritos para 20 vagas, uma média de 6,70 candidato por vaga e fisioterapia com uma média de 5,70 candidatos por vaga. O curso de medicina ficou com uma média de 3,74 candidatos por vaga.

As inscrições foram encerradas no dia 28 de setembro e já foram homologadas. O prazo para confirmação dos dados começou hoje e termina no dia 01 de novembro. Quem se inscreveu e eventualmente não conseguiu o comprovante de inscrição, deve procurar informações através do e-mail correto@uepa.br, se dirigir a DAA (Departamento de Avaliação e Acesso) ou procurar os campi da universidade no respectivo município, no horário de 8 às 14 horas.

A 1ª etapa do Processo Seletivo 2009 da Uepa acontece no dia 30 de novembro, a 2ª e 3ª etapa, respectivamente, 1º e 14 de dezembro, na capital e em 26 municípios.

Vagas

No total, a Universidade vai ofertar 3.110 vagas em 17 cursos nas áreas da Saúde, Tecnologia e Educação. As vagas estão distribuídas entre os cinco Campi da capital e nos 14 Campi do interior, nas áreas de Educação, Saúde e Tecnologia. Para o Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS) foram disponibilizadas 720 vagas, 430 para capital e 290 para os municípios do interior. No Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) são 160 vagas para Belém e 270 para o interior, com um total de 430. Já para os cursos de Educação, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), são oferecidas 846 vagas para Belém e 1.040 para interior, com uma soma 1.886 vagas.

As novidades deste ano ficam por conta dos novos cursos implantados interior do Pará. O município de São Miguel do Guamá ganhou o curso de Letras Língua Portuguesa com 40 vagas. Quem também vem com novidade é o município de Vigia, com 30 vagas para o curso de Licenciatura em Música e 40 vagas para Letras Língua Portuguesa. Os municípios de Cametá e Barcarena ofertarão o curso de Ciências Naturais, com 40 vagas para cada cidade.

Provas - Para ingressar nos cursos de graduação da UEPA é necessário optar por um dos processos seletivos da Universidade: o Programa de Ingresso Seriado (PRISE), destinado aos alunos que estão cursando o ensino médio, ou o Processo Seletivo (PROSEL), para quem já concluiu. As vagas dos Processos Seletivos são distribuídas igualitariamente entre PRISE e PROSEL e as seleções acontecem em três etapas.

Os candidatos do PROSEL que não alcançarem a pontuação mínima de 40 pontos na soma das pontuações da primeira e segunda fases estarão eliminados. Na terceira etapa, o ponto de corte ficou em 12 pontos na prova objetiva. Na 3ª fase será respeitada a proporção de cinco alunos por vaga na disputa e será exigido, pelo menos, 6 pontos na prova de redação.

Mais informações: http://www.uepa.br


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: