dcsimg

Divulgada a relação candidato-vaga no vestibular


A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgou a relação candidato/vaga do vestibular 2009. O curso mais concorrido é medicina, com 102 candidatos/vaga.

> Veja aqui a concorrência: sistema universal | sistema de cotas

Ao todo, estão em disputa 1.812 vagas (1.633 pelo sistema universal e 179 pelo de cotas) para 25 cursos, distribuídos em cinco campi. O número de inscritos foi de 23.459 candidatos, superando os 20.044 de 2008.

O vestibular será realizado por meio de dois sistemas de vagas: universal e cotas para candidatos de cor (ou raça) preta, parda ou indígena, tendo cursado o ensino médio exclusivamente em escolas públicas.

Os inscritos receberão por correio o cartão de convocação para as provas, que informará o endereço em que serão realizadas. As provas serão realizadas simultaneamente nas cidades de Bauru, Campinas, Diadema, Guarulhos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Jundiaí, Mogi das Cruzes e Brasília/DF.

Novidades

Este ano, a Unifesp oferece seis novos cursos de graduação e o aumento do número de vagas em outros já existentes – no total de 609 novas vagas.

Este ano, o candidato terá direito a uma segunda opção de curso, desde que seja dentro da mesma área do conhecimento, optando na ficha de inscrição. O candidato concorrerá às vagas remanescentes após a convocação de todos os candidatos classificados que concorreram em primeira opção naquele curso.

O peso da nota do Enem também aumentou, passando de 10% para 25%. O candidato que tiver realizado a prova do Enem em 2007 e/ou 2008 poderá indicar no ato da inscrição o resultado e, assim, terá sua nota obrigatoriamente aproveitada junto à prova de conhecimentos gerais do vestibular. Será considerada a melhor nota nas duas edições.

Provas

O vestibular acontece em fase única, nos dias 17, 18 e 19 de dezembro de 2008, das 14h às 18h, e as provas serão divididas da seguinte forma:

17/12: prova de conhecimentos gerais - 90 questões em forma de teste de múltipla escolha, igualmente distribuídas pelas seguintes disciplinas: matemática, biologia, geografia, física, história e química.

18/12: prova de língua portuguesa - língua estrangeira e redação, com 45 questões em forma de teste de múltipla escolha: 30 questões da disciplina língua portuguesa e 15 questões da disciplina língua estrangeira – poderão optar por inglês ou francês apenas candidatos aos cursos do campus Guarulhos; aos demais candidatos, a prova de língua estrangeira será de inglês. A redação, em língua portuguesa, será de gênero dissertativo.

19/12: prova de conhecimentos específicos - que será distinta para os candidatos aos diferentes cursos:

– Para os candidatos aos cursos dos campi Baixada Santista, Diadema, São José dos Campos e São Paulo, a prova constará de 20 questões de natureza analítico-expositiva sobre biologia, química, física e matemática (cinco questões para cada disciplina).

– Para candidatos aos cursos do campus Guarulhos, a prova constará de 15 questões de natureza analítico-expositiva sobre língua portuguesa, geografia e história (cinco questões para cada disciplina).

As provas são elaboradas, aplicadas e corrigidas pela Fundação Vunesp (http://www.vunesp.com.br). A lista de aprovados será divulgada no site da Unifesp, a partir das 16h do dia 29 de janeiro de 2009.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: