dcsimg

Divulgadas as respostas esperadas na primeira fase do vestibular 2009


A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou as respostas esperadas na primeira fase do vestibular 2009 aplicado no último domingo (16).

> Veja aqui as respostas esperadas na primeira fase da Unicamp

> Veja as expectativas da banca examinadora da redação

A prova abordou as relações do homem com os animais. A dissertação era sobre o uso de animais em pesquisas científicas.

O índice de faltantes na primeira fase foi de 4,57%, de acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest).

Segundo a instituição, 49.322 candidatos deveriam comparecer às salas de prova. No entanto, 2.256 ficaram de fora. O índice é menor do que o do vestibular passado, quando 5,95% dos candidatos faltaram ao exame. O processo seletivo oferece 3.434 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).

A primeira prova inclui a redação e 12 questões gerais dissertativas de matemática, física, química, biologia, história e geografia.

A Unicamp realiza as provas do vestibular 2009 em 24 cidades do Brasil: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Concorrência

Segundo a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), o curso mais concorrido no vestibular é o de medicina – Unicamp, com 78,8 candidatos por vaga, seguido de medicina - Famerp (48,4 candidatos por vaga), arquitetura e urbanismo (47,6 candidatos por vaga) e ciências biológicas (32,7 candidatos por vaga).

No dia 17 de dezembro a Comvest divulga a lista dos que passaram para a segunda fase e os locais de prova.

A segunda fase será realizada de 11 a 14 de janeiro de 2009, com oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, ciências biológicas, química, história, física, geografia, matemática e inglês.

As provas de aptidão, para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música acontecem em Campinas, entre os dias 19 a 22 de janeiro.

A primeira chamada será divulgada dia 5 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deve ser feita dia 10 de fevereiro.

Mudanças

O tempo mínimo de permanência nas salas nos dias de provas passa de duas horas para duas horas e meia; haverá apenas uma nota de corte (NMO) para as provas prioritárias de cada curso e os critérios para convocação e classificação dos candidatos estão mais simples; a prova terá uma mudança gráfica: deixa de ter um caderno separado para as respostas, que passarão a ser feitas no próprio caderno de questões. Porto Alegre não abrigará mais as provas do vestibular Unicamp.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: