dcsimg

Divulgado o gabarito oficial da 1ª fase


A Fuvest divulgou o gabarito oficial da primeira fase do vestibular 2008/9, que teve provas neste domingo (23). Os candidatos tiveram até as 18h para responder às 90 questões de múltipla escolha.

> Veja o gabarito oficial e prova da Fuvest

Em dois locais de prova da capital o exame da primeira fase da Fuvest, aplicado neste domingo (23), foi interrompido por falta de energia elétrica.

Segundo a Fuvest, o imprevisto ocorrido na Unicid (Universidade Cidade de São Paulo) da Vila Carrão e na Faculdades Integradas Rio Branco, na Lapa, não prejudicou os candidatos. Nesses endereços, a Fuvest ampliou o horário de exame para compensar o tempo em que os candidatos estiveram impedidos de resolver as questões da prova.

Abstenção

A prova da Fuvest deste domingo registrou um índice de abstenção de 5,32%. Segundo a assessoria de imprensa da fundação, dos 138.242 inscritos, 7.349 não compareceram ao exame.

O número de faltosos é superior ao registrado em 2008, quando 4,96% dos 140.999 inscritos não fizeram a prova. Para a Fuvest, o índice corresponde à média dos últimos anos, em torno de 5%.

Na Grande São Paulo, os faltosos somaram 6,20% dos 80.213 inscritos. A cidade de Diadema, onde 14,88% dos 766 candidatos esperados não foram fazer a prova, é a que mais contribui para o aumento do índice. No interior do Estado, onde 58.029 deveriam fazer o exame, a abstenção registrada é de 4,09%.

Fuvest 2009 mais fácil que 2008

A prova da Fuvest 2009 estava mais fácil que o exame do ano passado. Essa foi a opinião da estudante do ensino médio, Ana Carolina Pera, 17. Ela, que presta relações internacionais, havia estudado com provas de vestibulares passados.

Aspirante a uma vaga na Academia do Barro Branco, Guilherme Longo, 18, também considerou o teste mais fácil que o do ano passado. Longo prestou Fuvest no ano passado também. "Acho que dá para passar", disse na saída da prova.

Já o treineiro Roberto Murakami, 17, considerou que a prova teve o mesmo nível dos anos anteriores - o que, para ele, significou que a prova foi "tranqüila".

Difícil para alguns

O fato de os vestibulandos terem apontado a prova como mais fácil que o exame do ano passado não quer dizer que o exame foi pouco exigente.

O candidato Gustavo Ferrari, 18, que concorre a uma vaga de relações internacionais achou a prova "impossível". Ele mal se lembrava dos temas das questões ao final do exame. "Caiu globalização", comentou ressaltando que a prova estava "difícil".

Para a aluna do Cursinho da Poli, Ana Cássia Batista, 17, "a prova estava mais difícil que ela esperava". Concorrente a uma vaga em medicina, Cássia faz vestibular da Fuvest pela primeira vez. Apesar de ter estudado bastante durante o ano, Cássia saiu desanimada, mas "esperançosa".

Também aspirante a uma vaga na concorrida graduação de medicina, Jéssica Mainart, 17, confessa que não se preparou. "Vou fazer cursinho [no ano que vem]", disse.

Calendário da Fuvest

A lista de aprovados para a segunda fase será divulgada em 15 de dezembro. Serão convocados três por vaga nessa etapa - incluindo o acréscimo de notas do Enem.

A segunda fase será aplicada entre 4 e 8 de janeiro de 2009, em locais de prova a serem divulgados. Os exames começarão, novamente, às 13h. Serão quatro horas de duração máxima para a prova de português, e três para as demais:

4/1/2009 (domingo): português
5/1/2009 (segunda-feira): história ou química
6/1/2009 (terça-feira): geografia ou biologia
7/1/2009 (quarta-feira): física
8/1/2009 (quinta-feira): matemática

A lista de aprovados sai em 4 de fevereiro.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: