dcsimg

Deverá subir a nota de corte para a 2ª fase


A nota de corte para a segunda fase do vestibular da Fuvest 2009 deve subir em relação à do ano passado. Se as médias dos vestibulandos sobem, as notas de corte tendem a subir. Pode haver alguma flutuação nos resultados. É possível dizer que as notas subam dois ou três pontos.

Bônus

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ser usada na composição da nota da primeira fase da Fuvest se o candidato o tiver solicitado na inscrição e o cálculo melhorar o seu desempenho. Essa medida é válida para todos os candidatos e o Enem pode representar até 20% da nota da Fuvest.

Para os vestibulandos que tiverem cursado o ensino médio em escola pública, há ainda o acréscimo de 3% na nota. Além disso, a nota do Enem pode representar até 6% de acréscimo na nota da primeira fase. O percentual do bônus varia de acordo com o desempenho no Enem.

Uma parcela dos estudantes da rede pública regular do Estado de São Paulo, que tiver participado do Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp), também poderá contar com um bônus adicional de até 3%.

Motivos

O primeiro motivo da possível alta da nota de corte se deve ao grau de dificuldade da prova da Fuvest, que foi mais fácil neste ano e, portanto, o desempenho dos alunos foi melhor.

Porém, ao mesmo tempo em que a primeira fase da Fuvest foi mais fácil, a prova do Enem deste ano foi mais difícil, o que refletiu na queda das notas. Como a nota do Enem é usada para o bônus na Fuvest, esse benefício não foi tão bom assim para os estudantes. Nesse sentido, um aspecto meio que anula o outro.

O que fará a diferença será o bônus extra para os alunos de escola pública, que pode chegar a até 9%, sem considerar o bônus do Pasusp. Isso é mais visível nas carreiras mais concorridas.

A lista de convocados para a segunda fase será divulgada no dia 15 de dezembro. De acordo com a assessoria de imprensa da Fuvest, a lista com as notas de corte deve ser publicada cerca de uma semana antes. As provas da segunda fase serão realizadas de 6 a 10 de janeiro de 2009.

Fonte: G1


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: